CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS APLICADA A UM PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS/ESPANHOL PARA GARÇONS
Resumo
No contexto do turismo internacional é necessário que os profissionais que prestam serviços se comuniquem em, no mínimo, uma língua estrangeira, não sendo obrigatória a proficiência em todas as habilidades linguísticas (ouvir, falar, escrever e ler). A compreensão oral e a fala são as habilidades desejadas, um vocabulário contextualizado às necessidades profissionais e à região turística deve ser dominado. A pesquisa apresentada neste artigo tem como objetivo elaborar um programa de aprendizagem de inglês/espanhol para fins específicos com conteúdo baseado na análise de necessidades, considerando as tarefas executadas pelos garçons diariamente ao interagirem com o turista internacional, a necessidade de vocabulário para expressar características socioculturais da região turística as quais estão inseridos e a utilização de diferentes plataformas (material impresso, dispositivos móveis, entre outros) para mediar o processo de aprendizagem, permitindo que os profissionais escolham aquela que se sente mais confortável e lhe pareça mais amigável. O piloto deste programa será implantado na cidade de Foz do Iguaçu/PR, reconhecida mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu e a Usina Hidroelétrica de Itaipu, sendo o segundo destino turístico internacional do Brasil de acordo com dados do Ministério do Turismo. O design participativo com uma equipe interdisciplinar são as estratégias utilizadas para a elaboração deste programa, promovendo um debate com olhares diferenciados sob o mesmo. Espera-se que este programa possa ser reutilizado em outras cidades turísticas do Brasil, alterando-se apenas o vocabulário relacionado especificamente com a realidade turística da região a ser aplicado.
Palavras-chave
programa de aprendizagem, convergência de mídias, garçons
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.