CONSTRUINDO O ESTADO DA ARTE DA GAMIFICAÇÃO

Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

Resumo


A gamificação é o uso de elementos de games em contextos de não-jogo. Esse conceito parece surgir a partir um problema sobre a baixa produção profissional no ramo empresarial na década de 70. Nesse mesmo período, se percebia o crescente estímulo das pessoas pelos jogos/esportes. Nesse caminho, pensar em soluções que estimulem a produtividade e o desenvolvimento pessoal passou a ser um dos temas de interesse científico na academia. Neste trabalho, fomentado pela FAPERGS e pela CAPES, apresenta-se uma breve trajetória da gamificação a partir dos videogames, destacando o modo como esse conceito que se tornou viral nos últimos anos, não somente no meio empresarial, mas também no cenário da educação. O presente estudo faz parte de um projeto de pesquisa em nível de doutoramento no campo de estudos da Linguística Aplicada com enfoque no ensino online. Dentre as considerações preliminares, esta pesquisa mostra que a inspiração nos jogos motiva uma busca pela mudança de comportamento em tarefas ou atividades cotidianas.


Palavras-chave


Gamificação; Ensino Online; Jogos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.