ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EJA: USO DA INTERNET

Erica Neto, Emerson Saint’Clair, Márcio Cabral da Silva, Nayara Felix Barreto

Resumo


Os docentes são constantemente desafiados a debater sobre problemas graves como abuso sexual e a gravidez indesejada (fator tão comum entre as alunas da EJA). O tema transversal Orientação Sexual aplicado na escola, não visa concorrer, nem substituir a função da família, mas sim, contribuir e complementar na promoção da saúde dos jovens e adultos. O objetivo deste estudo foi verificar se há presença da internet como ferramenta de auxílio na orientação sexual destes alunos. Assim como, analisar qual a disciplina que mais contribui com informações e esclarecimentos sobre este tema. Para este fim, foram entrevistados 08 docentes de Educação Física da rede estadual de ensino do município de Itaperuna que trabalham com turmas da EJA e 70 alunos matriculados no 3° ano do ensino médio da EJA na rede deste mesmo município. Para a coleta dos dados desta pesquisa foi utilizado como instrumento, dois questionários semiestruturados e adaptado de 10 perguntas fechadas para ambos os grupos. A análise e interpretação dos dados foram feitos através da estatística descritiva identificando o percentual da opinião dos alunos e docentes. Os resultados demonstraram que os alunos não fizeram uso da internet como fonte de pesquisa acerca da orientação sexual, assim como a disciplina Educação Física pouco contribuiu com informações sobre este tema. Os docentes de Educação Física acreditavam ser um desafio abordar este tema no ambiente escolar, necessitando assim, de novos olhares sobre esta temática.

Palavras-chave


Orientação Sexual. Transversalidade. Internet.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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