Marinheiro ou camponês? Algumas reflexões sobre as leituras de Sebald do ensaio “O narrador” de Walter Benjamin

Ben Hutchinson

Resumo


A biblioteca particular de W. G. Sebald, cuja parte é mantida no Deutsches Literaturarchiv, possui uma cópia da obra Illuminationen, de Walter Benjamin. Este ensaio tem por objetivo estabelecer um esquema teórico sobre a técnica narrativa de Sebald, investigando suas anotações no ensaio “O Narrador” que encerra a obra supracitada. Com a ajuda de suas marcações e anotações, a própria estrutura narrativa de Sebald pode ser interpretada como uma forma de representar a “história natural” como uma resposta estética a um conceito filosófico. Dois princípios podem ser derivados a partir dessa perspectiva: a estratégia de entrelaçamento de camadas (Einschachteln), e a estratégia da montagem. É a dialética entre esses dois princípios que impulsiona o estilo da prosa de Sebald. A tensão em seu trabalho entre fato e ficção deriva, em última análise, de uma complexa relação entre, de um lado, o seu estilo em prosa artisticamente construído, de outro, seu realismo quase documental.

Palavras-chave


W. G Sebald; Walter Benjamin; montagem

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Referências


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SEBALD, W. G. Die Beschreibung des Unglücks. Zur österreichischen Literatur von Stifter bis Handke. Salzburg; Vienna: Residenz-Verlag, 1985.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.12.1.85-107

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Cadernos Benjaminianos
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