W. G. Sebald e o olho da História

Kelvin Falcão Klein

Resumo


O objetivo deste artigo é o de apresentar resultados iniciais de uma pesquisa em andamento acerca dos modos e historicidades da visualidade em operação na obra do escritor alemão W. G. Sebald. A argumentação inicia-se a partir do aproveitamento de uma metáfora crítica desenvolvida por Georges Didi-Huberman, precisamente a ideia de um “olho da história”, que ganharia, segundo a hipótese central deste artigo, uma modulação particular no uso feito por Sebald. A investigação da validade da hipótese se dará a partir da leitura e comentário das conferências de Zurique de Sebald, conhecidas como Guerra aérea e literatura, em contraste com a já referida obra de Georges Didi-Huberman, especialmente sua atuação em dois campos: a obra de Bertolt Brecht e a conceituação da noção de “povo”.

Palavras-chave


W. G. Sebald; historicidade; visualidade; povo; Georges Didi-Huberman

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.12.1.108-120

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