A guerra por detrás da guerra – A batalha artística na Alemanha Nazista no período entre as grandes guerras.

Celina Borges Lemos, Danielle Amorim Rodrigues

Resumo


Resumo: Este artigo desenvolve o estudo sobre a utilização da arte, principalmente da arquitetura, como instrumento de imposição de uma ideologia no contexto específico da Alemanha Nazista no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, abrangendo os governos de Weimar (República de 1919 a 1933) e de Hitler (Nazismo de 1933 a 1945). Para entender melhor esse cenário foi abordado o duro conflito artístico que acontecia nos bastidores das atrocidades nazistas, entre a arte do governo e a arte revolucionária, as Vanguardas Artísticas. Com esse exemplo extremo foi possível analisar o papel social e político que a arte e arquitetura representam, o que configura o real objetivo desse texto. Logo, percebe-se que através de complexas estratégias e conceitos é possível transformar uma estrutura social como um todo, sendo que essa forma de transformar pode seguir caminhos distintos de acordo com a conjuntura presente. Isso demonstra um ciclo de relações diretas, entre a estética como instrumento e produto na dinâmica social.

Palavras-chave: arte; arquitetura; Nazismo; guerra; manipulação.

Abstract: This article develops the study of the use of art and architecture in the imposition of an ideology: The Nazism. The period is between World War I and II, covering the governments of Weimar (Republic of 1919 to 1933) and the governments of Hitler (Nazism from 1933 to 1945). In this context, a difficult artistic conflict has been addressed which was happening behind the scenes of the Nazi atrocities. This conflict was between the art of government and revolutionary art (the ‘Artistic Vanguards’). So, considering this extreme example, it was possible to analyses the real objective of this article: to understand the social and political function that art and architecture represent. In this way, it is possible to transform a social structure as a whole using art. Simultaneously, this transforming can follow different arts according to the current social situation. Those facts demonstrate a cycle of direct relations between aesthetic as an instrument and product of social dynamics.

Palavras-chave: art; architecture; Nazism; war; manipulation.

Palavras-chave


art; architecture; Nazism; war; manipulation.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.13.1.59-78

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