Amos Oz e Avraham B. Yehoshua à luz de Walter Benjamin
Resumo
Resumo: Este artigo analisa os contos “O caminho do vento” e o “O nômade e a víbora”, publicados por Amos Oz em 1965, e o conto “O casamento de Gália”, publicado por Avraham B. Yehoshua em 1970, à luz de alguns aspectos teóricos postulados por Walter Benjamin como “alegoria”, “narrativa”, “obra épica”, entre outros. Os três textos surgem no Brasil na coletânea O novo conto israelense (1978), organizado por Rifka Berezin. Nas narrativas é possível vislumbrar algumas imagens surrealistas e expressionistas, bem como um sentido de personagem moderno que demonstra a crise do homem no século XX, tal como proposto por Benjamin. Como isso acontece em um só texto? As reflexões sobre os contos de Oz e de Yehoshua, lidos à luz de Walter Benjamin e de suas proposições sobre a vanguarda europeia, se revelam apropriadas, assim, para se
avaliar essas e outras questões presentes nas narrativas.
Palavras-chave: Amos Oz; Avraham B. Yehoshua; Walter Benjamin.
Abstract: This article examines the short stories “The way of the wind” and “Nomad and viper”, published by Amos Oz in 1965, and the short story “Gallia’s wedding”, published by Avraham B. Yehoshua in 1970, in the light of some theoretical aspects postulated by Walter Benjamin as “allegory”, “narrative”, “epic work”, among others. The three texts appeared in Brazil in O novo conto israelense (1978), organized by Rifka Berezin. The narratives show some surrealist and expressionist images, as well as a sense of modern character that demonstrates the crisis of man in the 20th century, as proposed by Benjamin.
How does it happen in a single text? The reflections on the tales of Oz and Yehoshua, read in the light of Benjamin’s propositions on the European vanguard, are appropriate, therefore, to evaluate these and other issues present in the narrative.
Keywords: Amos Oz; Avraham B. Yehoshua; Walter Benjamin.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.14.1.73-85
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