O brilho distante de um pequeno cometa: A cena interior, de Marcel Cohen / The Distant Glow of a Small Comet: Sur la Scène Intérieur, by Marcel Cohen

Breno Fonseca Rodrigues, Lyslei de Souza Nascimento

Resumo


Resumo: Em Passagens, Walter Benjamin escreve: “O rastro é a aparição de uma proximidade, por mais longínquo que esteja aquilo que o deixou”. Marcel Cohen tinha cinco anos quando, entre 1943 e 1944, sua família foi levada para Auschwitz, apenas a esposa de um tio sobreviveu. Em A cena interior, livro publicado orginalmente em 2013, ele narra, a partir de rastros e vestígios de memória, o que recorda e o que pôde saber a respeito de seus pais, sua irmã, seus avós paternos, dois tios e uma tia-avó. Este artigo analisa essa narração memorialística de Cohen. Busca-se, à luz do pensamento de Benjamin, refletir sobre o processo de reconstrução do passado empreendido pelo escritor, as instabilidades inerentes ao testemunho, ao jogo da ficção e da memória que abarca a escrita da história familiar.

Palavras-chave: memória; testemunho; Shoah.

Abstract: In Das Passagen-Werk, Walter Benjamin writes: “The trace is the appearance of proximity, no matter how distant what left it may be”. Marcel Cohen was five years old when, between 1943 and 1944, his family was taken to Auschwitz and only the wife of an uncle survived. In Sur la scène intérieur, book originally published in 2013, he narrates, from traces and vestiges from memory, what he remembers and is able to know about his parents, sister, paternal grandparents, two uncles and a great aunt. This paper analyses Cohen’s memoralistic narration. It seeks, in the light of Benjamin’s thoughts, to reflect about the reconstruction process of the past undertaken by the writer, the inherent instabilities in testimony, to the game of fiction and memory that involves the writing of the family story.

Keywords: memory; testimony; Shoah.


Palavras-chave


memória; testemunho; Shoah; memory; testimony.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, Walter. Imagens de pensamento: Sobre o haxixe e outras drogas. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Escavando e recordando. In: ______. Walter Benjamin. Obras escolhidas II. Rua de mão única. Trad. Rubens Rodrigues e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 239-240.

CALVINO, Italo. Assunto encerrado: Discursos sobre a literatura e sociedade. Trad. Roberta Berni. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

COHEN, Marcel. A cena interior: fatos. Trad. Samuel Titan Jr. São Paulo: Editora 34, 2017.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.

GINZBURG, Jaime. A interpretação do rastro em Walter Benjamin. In: SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG, Jaime (Org.). Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Trad. Wanda Nogueira Caldeira Brant, Jeanne Marie Gagnebin, Marcos Lutz Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.

SARLO, Beatriz. Tiempo pasado: cultura de la memoria y giro subjetivo. Buenos Aires: XXI Editores: 2007.

SEDLMAYER, Sabrina; GINZBURG, Jaime (Org.). Walter Benjamin: rastro, aura e história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.15.1.227-239

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.