Walter Benjamin e Roland Barthes às margens da escritura

Derick Davidson Santos Teixeira

Resumo


Resumo: A noção de escritura, desenvolvida por teóricos como Roland Barthes,
Jacques Derrida e Maurice Blanchot, no século XX, possui um lugar medular na
teoria da literatura e na crítica literária. O presente trabalho propõe um cotejamento entre a teoria de Walter Benjamin e de Roland Barthes no que concerne à escritura. Tomando alguns traços principais da escritura, analisados por Barthes, em conjunto com o pensamento de Benjamin acerca da narração, do declínio da experiencia e de algumas obras da literatura moderna – como a obra de Proust– é possível elucidar de que forma a escritura, operando como um limiar (Schwelle), escapa à rigidez das fronteiras que separam o pessoal e o histórico, a ordem comum do individualismo, a experiência da vivência.

Palavras-chave: Roland Barthes; Walter Benjamin; escritura; limiar.

Abstract: The notion of writing, developed by theorists such as Roland Barthes, Jacques Derrida and Maurice Blanchot, in the 20th century, has a fundamental place when it comes to literary theory and literary criticism. This work proposes a collating between Walter Benjamin’s and Roland Barthes’ theory concerning writing. Taking some main features of writing, analyzed by Barthes, together with Benjamin’s thought about narration, the decline of experience and some modern literary works – such as Proust’s oeuvre – it is possible to elucidate how writing, working as a threshold (Schwelle), escapes from the rigidity of the borders that separate the personal and the historical, the common order and individualism, experience and “inner lived experience”.

Keywords: Roland Barthes; Walter Benjamin; writing; threshold.


Palavras-chave


Roland Barthes; Walter Benjamin; escritura; limiar.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES. Roland. Sur la littérature. Paris: Universiteire de Grenoble, 1980.

BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BARTHES, Roland. Variations sur l’écriture. In: ______. Oeuvres Complètes: Tome IV: 1972-1976. Paris: Seuil, 2002. p. 268-280.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone- Moiséd. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

BARTHES, Roland. Sade, Fourier, Loyola. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

BARTHES, Roland. A morte do autor. In: ______. O rumor da língua. Tradução de Leyla Perrone-Moiséd. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p. 57-63.

BARTHES, Roland. Durante muito tempo, fui dormir cedo. In: ______. O rumor da língua. Tradução de Leyla Perrone-Moiséd. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p. 348-363.

BARTHES, Roland.O discurso da História”. In: ______. O rumor da língua. Tradução de Leyla Perrone-Moiséd. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p. 163-180.

BARTHES, Roland. Crítica e verdade. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. 3.Ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Tradução de Isabel Pascoal. Almedina: Edições 70, 2015.

BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2015.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. v. 1: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. revista. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 37-50.

DAMIÃO, Carla Milani. Sobre o declínio da “sinceridade”. Filosofia e autobiografia de Jean-Jacques Rousseau a Walter Benjamin. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Tradução de Marileide Dias Esqueda. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FREUD. Sigmund. [1900]. A Interpretação dos Sonhos. Rio de Janeiro: Imago. 2006. v. IV.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Prefácio: Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. v. 1: Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. revista. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 7-19.

GAGNEBIN, J.M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2013.

OTTE, Georg. A preciosidade dos farrapos. In: MIRANDA, Wander Melo; SOUZA, Eneida Mária de (Org.). Crítica e coleção. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2011. p. 289-307.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Com Barthes. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2012.

PROUST, Marcel. Contre Sainte-Beuve. In: Marcel Proust on art and Literature. New York: Carroll & Graf, 1997. p. 19-265.

SELIGMANN-SIVLA, Márcio. Walter Benjamin e os sistemas de escritura. Disponível em: http://taurus.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/118306/1/ppec_8636165-5828-1-PB.pdf. Acesso em: maio 2018.

SILVA, Franklin Leopoldo e. Prefácio: Sobre o declínio da “sinceridade”. Filosofia e autobiografia de Jean-Jacques Rousseau a Walter Benjamin. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 11-18.

TENORIO, Leda da Motta. Roland Barthes: uma biografia intelectual. São Paulo: Iluminuras, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.14.1.87-102

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.