A(s)cender o pesamento: um exemplo em Diário da queda/ Light(ing) the tought: an example on Diary of the fall

Gabriel F. P. Munsberg

Resumo


Resumo: Dentro de um contexto de pensamento e mundo fragmentados, Walter
Benjamin, em Imagens do pensamento [Denkbilder] e Sobre o haxixe e outras drogas [Über Haschisch], aproxima seu estilo ensaístico à linguagem poética ao tratar de reflexões sobre os processos do modernismo em cidades europeias pelas quais o filósofo alemão transita como flâneur sondando a própria consciência da linguagem e as formas de exposição, apresentação e enunciação
[Darstellungsformen]. Envolto em sua fuga ao cerco nacional-socialista, Benjamin responde à queda do valor da experiência evocando disposições alternativas de pensamento e narrativa. No romance de Michel Laub, Diário da queda (2011), um judeu alemão anônimo, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, retribui de forma semelhante, criando um “tratado de como o mundo deveria ser” ao encontrar refúgio no Brasil. Neste artigo, aproveitando-se da luz dos vagalumes de Georges Didi-Huberman, analisa-se as aproximações das formas de percepção das ruínas – de consciência e representação – dispostas nessas obras que apostam na potência revolucionária contidas em suas construções. São, nas formas experimentais de suas linguagens, as “palavras-vagalumes” dos judeus refugiados que infligem contestação às “palavras-projetores” dos nazistas, em um combate de recusar o fascismo da História e “organizar o pessimismo”.

Palavras-chave: enunciação; flâneur; judaísmo; Georges Didi-Huberman; Michel Laub.

Abstract: Within a context of fragmented thought and world, Walter Benjamin, in Thought-Images [Denkbilder] and On Hashish [Über Haschisch], approaches his essayistic style to poetic language by addressing reflections on the processes of modernism in European cities through which the German philosopher transits as a flâneur exploring the very consciousness of language and the forms of exhibition, presentation and enunciation [Darstellungsformen]. Wrapped in his escape from the National Socialist siege, Benjamin responds to the downfall of the value of experience by evoking alternative dispositions of thought and narrative. In Michel Laub’s novel, Diary of the Fall (2011), an anonymous German Jew, survivor of the Auschwitz concentration camp, mutualy reciprocates, creating a “encyclopedia of how the world ought to be” by finding refuge in Brazil. In this article, enjoying the advantage of the light of the fireflies of Georges Didi-Huberman, the approaches of the forms of perception of the ruins – of conscience and representation – arranged in those work that bet on the revolutionary power contained in its constructions are analyzed. They are, in the experimental forms of their languages, the “firefly words” of the refugee Jews who inflict a challenge to the Nazi “words-projectors” in a struggle to reject the fascism of history and “organize pessimism.”

Keywords: enunciation; flâneur; Judaism; Georges Didi-Huberman; Michel Laub.


Palavras-chave


enunciação; flâneur; judaísmo; Georges Didi-Huberman; Michel Laub.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, W. Imagens do pensamento. In: ______. Rua de mão única. Trad. José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas, v. 2)

DIDI-HUBERMAN, G. A sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova e Márcia Abrex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

LAUB, M. Diário da queda. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SELIGMANN-SILVA, M. História, memória, literatura. O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.14.2.49-59

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.