Notas em torno do cinema militante de 1960 e 1970 / Notes on the Militant Cinema of the Sixties and Seventies

Julia Fagioli

Resumo


Resumo: Neste trabalho buscamos realizar uma breve genealogia – sempre inacabada – acerca das formas como a política – especificamente sua dimensão militante e engajada – se manifesta no cinema, a partir de um recorte histórico que privilegia a produção militante e coletiva dos anos 1960 e 1970. Nesse período vários coletivos e iniciativas individuais surgiram em torno de um cinema engajado. Ao recuperar algumas dessas iniciativas, é possível retomar também as questões que elas abordavam, tais como o ato de delegar a câmera ao trabalhador, as relações entre as imagens filmadas num momento de urgência – o ponto de vista – e sua articulação na montagem, o modo de distribuição dos filmes militantes. Assim, percebemos o quanto esse momento de contestação política será também o de uma invenção formal no âmbito do cinema.

Palavras-chave: cinema militante; cinema coletivo; contra-informação.

Abstract: In this paper we seek to develop a genealogy – always unfinished – about the ways in which politics – specifically in its militant and engaged dimensions – manifests itself in cinema, throughout a historical frame that privileges the militant and collective production from the sixties and the seventies. During this period, several collectives and individual initiatives emerged regarding an engaged cinema. By recovering some of these initiatives it is possible to also recapture the issues that they addressed, such as the act of delegating the camera to the workers, the relations between the images made in moments of urgency – the point of view – and its assemblage in montage, the modes of distribution of the militant films. Therefore, we realize that the moment of political challenge will also be of formal invention in the scope of cinema.

Keywords: militant cinema; collective cinema; counter-information.


Palavras-chave


cinema militante; cinema coletivo; contra-informação; militant cinema; collective cinema; counter-information.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.15.1.79-102

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