Nas bandeiras, nos algoritmos, nos espaços: erupções / On the Flags, Inside the Algorithms, in Spaces: Eruptions
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir as imagens dos filmes apresentados na Mostra e Seminário de cinema 68 e depois em que o ano de 2013 é o tema e referência de uma disputa por um país, nação, povo e povos, com picos de visibilidades singulares.
Palavras-chave: narrativas; cinema, acontecimento.
Abstract: This paper intends to discuss the images presented at the Mostra e Seminário de cinema 68 e depois having as reference the year of 2013, considering its themes and its internal dispute of a country, a people and peoples.
Keywords: narratives, cinema, event.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGAMBEN. Stasis. In: DANNER, Leno Francisco; OLIVEIRA, Marcus Vinícius Xavier de (org.). Filosofia do Direito e Contemporaneidade, Porto Alegre: FI, 2015 p. 17-35.
ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
AVRITZER, Leonardo. Impasses da Democracia no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CAMPOS, Antonia M.; MEDEIROS, Jonas; RIBEIRO, Marcio M. Escolas de luta. São Paulo: Veneta, 2016.
CANUTO, Frederico. Urbanismo e Guerra: silêncios e ruídos das imagens. Cadernos Benjaminianos, Belo Horizonte, v. 10, p. 21-40, 2015.
DYER, Geoff. Como fotografar a rua sem sair de casa. ZUM. Revista de Fotografia, São Paulo, n. 1, 2011.
FAVARETTO, Celso. A invenção de Helio Oiticica. São Paulo: EdUSP, FAPESP, 2000.
FLUSSER, Vilem. Filosofia da Caixa Preta. Ensaios para um futura filosofia da fotografia. São Paulo: HUCITEC, 1985.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GUMBRETCH, Hans Ulrich. Atmosfera, ambiência, stimmung. Sobre um potencial oculto da Literatura. Rio de Janeiro: Contraponto, EdPUC/RIO, 2013.
HARVEY, David. Cidades rebeldes. Do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
MARICATO, Ermínia et al.. Cidades rebeldes. Passe Livre e as manifestações que tomaram conta do país. São Paulo: Boitempo, 2013.
MIGLIORIN, Cezar; BRASIL, Andre. Biopolitica do Amador. Generalização de uma prática, limites de um conceito. Revista Galaxia, São Paulo, n. 20, p.84-94, 2010.
MOUFFE, Chantal. The Democratic Paradox. New York: Verso, 2009.
NUNES, Rodrigo. Organization of the Organizationless. Collective Action after Networks. [S.l.], Mute, 2014.
QUEIROZ, Ruben Caixeta de. Cineastas Indigenas e Pensamento Selvagem. Revista Devires, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 98-125, jul/dez 2008.
RANCIERE, Jacques. Partilha do sensivel. São Paulo: 34, 1996.
RANCIERE, Jacques. O Desentendimento. São Paulo: 34, 1996.
RANCIERE, Jacques. Ódio à Democracia. Lisboa: Mareantes, 2005.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Dos espaços de controle aos territórios dissidentes. Rio de Janeiro: Consequência, 2015.
Filmes
Ligia. Direção: Nuno Ramos. 2017.
Morrer aos trinta anos. Direção: Roman Groupil. 1982. No Intenso Agora. Direção: João Moreira Salles. 2017. O fundo do ar é vermelho. Direção: Chris Marker. 1977. Pixo. Direção: João Wainer e Roberto T. Oliveira. 2010.
Retrato n.1: o povo acordado e suas 1000 bandeiras. Direção: Edu Ioschpe. 2013.
Terra em Transe. Direção: Glauber Rocha. 1967.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.15.1.145-170
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.