O gesto político de despertar: a outra independência / Awakening as a Political Gesture: The Other Independance
Resumo
Resumo: Este ensaio se utiliza de teóricos benjaminianos como Didi-Huberman e Agamben ao relembrar o gesto político de independência que relaciona imagens e palavras: o poema de João Cabral sobre Frei Caneca, O Auto do Frade, o episódio histórico retomado por Evandro Cabral de Melo e o quadro de Cícero Dias, e como este seria releitura de um quadro de Goya.
Palavras-chave: Frei Caneca; João Cabral; Evandro Cabral; Goya.
Abstract: This essay takes benjaminian theoretitians such as Didi-Huberman and Agamben in order to remember a political gesture of independence which relates images and words: João Cabral de Melo Netos’s poem on Frei Caneca, O Auto do Frade, the historical episode which was retaken by Evandro Cabral de Melo Neto, and the painting by Cicero Dias , a re-reading of Goya’s painting.
Keywords: Frei Caneca; João Cabral; Evandro Cabra; Goya.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacher. O poder soberano e a vida nua I. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.
BUCK-MORSS, Susan. Hegel e Haiti. Tradução Sebastião do Nascimento. Novos Estudos – Cebrap, São Paulo, n. 90, p. 131-171, jul. 2011.
DERRIDA, Jacques. Demorar, Maurice Blanchot. Tradução Flavia Trocoli e Carla Rodrigues. Florianópolis: Editora da UFSC, 2015.
DIAS, Cicero. Catálogo Cícero Dias, Uma vida pela pintura. Texto prefácio Josué Montello; texto histórico-analítico Mario Helio Gomes de Lima; coordenação Waldir Simões de Assis Filho. Curitiba: Simões Assis Galeria de Arte. Apoio Cultural Telefônica, 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Tradução Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2017c.
DIDI-HUBERMAN, Georges. (Org.). Levantes. Com ensaios de Nicole Brenez, Judith Butler, Marie-José Mondzain, Antonio Negri, Jacques Rancière. Tradução Edgard de Assis Carvalho et al. Prefácio Marta Gil. São Paulo: Sesc, 2017a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. O olho da história I. Tradução: Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2017b.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vagalumes. Tradução Vera Casa Nova e Marcia Arbex. Revisão Consuelo Salomé. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011.
LORCA, Federico Garcia. Bodas de sangre. In: ______. Obras Completas II Teatro. Edición de Miguel García-Posada. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 1997.
LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988
MELO, Evaldo Cabral de. Frei Joaquim do Amor Divino Caneca. São Paulo: Ed. 34 Letras, 2001.
MELO NETO, João Cabral de. Obra Completa. Edição organizada por Marly de Oliveira com a assistência do autor. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.
SCRAMIM, Susana. Ruinas do arcaico: o primitivo na poesia de João Cabral e Murilo Mendes. In: ANDRADE, Ana Luiza et al. (Org.). Ruinologias. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.15.1.241-262
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.