Interrupção e montagem nas teses “Sobre o conceito de história” / Interruption and Assemblage in the Theses “On the Concept of History”

Tomaz Amorim Izabel

Resumo


Resumo: O artigo se pretende um ensaio a partir das teses “Sobre o conceito de história”, focando nos aspectos disruptivos de sua proposição sobre um contar histórico crítico à ideologia do progresso utilizando a técnica da montagem como uma de suas estratégias. Além disso, seguindo o gesto benjamininano de pensar o passado em um encontro com o tempo de agora – o jetztzeit –, sempre em risco de ser cooptado pela história dos vencedores, o artigo busca atualizar os perigos abordados por Benjamin na década de quarenta em nosso presente mergulhado em crises sociais, políticas e ecológicas. Trata-se menos de um panorama bibliográfico sobre este texto seminal do que uma tentativa de tornar efetivas suas potencialidades a partir de questões urgentes do agora.

Palavras-chave: filosofia da história; modernidade; Walter Benjamin.

Abstract: The article intends to be an essay about the thesis “On the concept of history”, focusing on the disruptive aspects of its proposition about a historical telling critical to the ideology of progress using the montage technique as one of its strategies. Moreover, following the Benjaminean gesture of thinking the past in a meeting with the present time – the jetztzeit – always in danger of being co-opted by the history of the winners, the article seeks to update the dangers that Benjamin addressed in the 1940s in our present steeped in social, political and ecological crises. It is less a bibliographical overview of this seminal text than an attempt to make its potentials effective on the urgent issues of the present.

Keywords: philosophy of history; modernity; Walter Benjamin.


Palavras-chave


filosofia da história; modernidade; Walter Benjamin; philosophy of history; modernity.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.15.2.135-157

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Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

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