Walter Benjamin e as Passagens: uma narratividade poética do histórico
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1986. (Obras Escolhidas, v. 1)
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Trad., Prefácio e Notas de Marcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 1993.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.
BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna: representação da história em Walter Benjamin. São Paulo: EDUSP, 2000.
BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das passagens. Trad. Ana Luiza Andrade. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.
EISENSTEIN, Serguei. O princípio cinematográfico e o ideograma. In: CAMPOS, Haroldo de. Ideograma: lógica, poesia, linguagem. São Paulo: Cultrix, 1986. p. 163- 185.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1994.
LÖWY, Michel. Romantismo e messianismo: ensaios sobre Lukács e Benjamin. Trad. Myrian Verras Baptista e Magdalena Pizante Baptista. São Paulo: Perspectiva, 1990.
MISSAC, Pierre. Passagem de Walter Benjamin. Trad. Lílian Escorel. São Paulo: Iluminuras, 1998.
SARLO, Beatriz. Siete ensayos sobre Walter Benjamin. Buenos Aires: Fundo de Cultura Econômica, 2001.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Prefácio. In: BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Trad., Prefácio e Notas de Marcio SeligmannSilva. São Paulo: Iluminuras, 1993. p. 9-14.
TIEDEMANN. Rolf. Prefácio. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006. p. 13-38.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.1.74-93
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.