Usurpações da continuidade: Benjamin e a escrita da história
Resumo
Leitura das três mais importantes exposições do projeto das Passagens, este
ensaio se propõe a encenar e discutir algumas articulações entre o modo como Benjamin
concebe história e narrativa e as idiossincráticas estratégias retóricas de sua escrita.
ensaio se propõe a encenar e discutir algumas articulações entre o modo como Benjamin
concebe história e narrativa e as idiossincráticas estratégias retóricas de sua escrita.
Palavras-chave
alegoria; história; retórica; Passagens
Texto completo:
PDFReferências
ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. São Paulo: Editora 34, 2005.
ADORNO, Theodor. Prismas. São Paulo: Ática, 2001.
AGAMBEM, Giorgio. Infância e história. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
BENJAMIN, Walter. A origem do drama trágico alemão. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II. São Paulo: Brasiliense, 1996.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG/ Imprensa Oficial, 2005. v. 1.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.1.94-110
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.