O trapeiro, a influenza e o esquecimento: O Mez da Grippe e a teoria estética de Walter Benjamin

Rodrigo Vieira Silva

Resumo


Em O Mez da Grippe, Valêncio Xavier parte do entrelaçamento entre recortes de jornais, fotografias, depoimentos de sobreviventes e anúncios publicitários do início do século passado, para produzir uma novela a partir das colagens desses fragmentos, numa narrativa que retrata uma Curitiba assolada pela gripe espanhola em 1918. O presente artigo se propõe a discutir os conceitos de estética narrativa segundo Walter Benjamin, a partir da análise da novela O Mez da Grippe, que busca, através de uma construção narrativa sofisticada que beira o experimentalismo, resgatar os rostos anônimos de uma Curitiba esquecida no tempo. O trabalho busca mostrar que a narrativa de Xavier condiz em vários aspectos com alguns pontos ressaltados pelo filósofo frankfurtiano Walter Benjamin em suas teorias estéticas e se destaca como uma literatura que luta para preservar fragmentos de memória que a sociedade quer apagar de sua lembrança.


Palavras-chave


Mez da Grippe; Estética; Esquecimento.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.2.87-96

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