Alegoria e história da literatura como provocação à teoria literária
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
BARRENTO, João. Ler o que não foi escrito. Conversa inacabada entre Walter Benjamin e Paul Celan. Lisboa: Cotovia, 2005.
BENJAMIN, Walter. A origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221. (Obras escolhidas, v. 1)
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 222-232. (Obras escolhidas; v. 1)
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
BENSE, Max. Sobre a literatura de Walter Benjamin. Revista USP, n. 15, p. 118-122, 1992.
ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. Trad. Giovanni Cutolo. São Paulo: Perspectiva, 1986.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Nas fontes paradoxais da crítica literária. Walter Benjamin relê os românticos de Iena. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.). Leituras de Walter Benjamin. São Paulo: Annablume, 2007. p. 65-82.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin ou a história aberta. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 7-20. (Obras escolhidas, v. 1)
JAUSS, Hans Robert. Toward an Aesthetic of Reception. Trans. Timothy Bahti. Minnesota: University of Minnesota Press, 1994.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
KONERSMANN, Ralf. Bilder der Vergangenheit. In: ______. Erstarrte Unruhe: Walter Benjamins Begriff der Geschichte. Frankfurt: Fischer Taschenbuch, 1991. p. 66-89.
MAN, Paul de. Introduction to Toward an Aesthetic of Reception. In: JAUSS, Hans Robert; BAHTI, Timothy (Trans.). Toward an Aesthetic of Reception. Minnesota: University of Minnesota Press, 1994. p. VII-XXV.
ROUANET, Sergio Paulo. Apresentação. In: BENJAMIN, Walter. A origem do drama barroco alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984. p. 11-47.
SELIGMANN-SILVA, Marcio. Ler o livro do mundo. Walter Benjamin – Romantismo e Crítica poética. São Paulo: Iluminuras, 1999.
WITTE, Bernd. O que é mais importante: a escrita ou o escrito? Revista USP, n. 15, p. 85-89, 1992.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.3.1-13
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.