Experiência, barbárie, antropofagia: Oswald de Andrade, contemporâneo de Walter Benjamin

Bruno Fabri

Resumo


Nossa proposição para o presente artigo é colocar em evidênciaos procedimentos modernistas do escritor paulista Oswald de Andrade emconsonância com as noções benjaminianas de “experiência” e de “pobreza”,bem assinaladas no clássico ensaio de 1933, e que atestariam fortesafinidades entre os dois escritores/pensadores. Lançaremos mão, também,da noção de In-fância, criada por Giorgio Agamben, como uma espécie dedesdobramento dessas idéias de Walter Benjamin e que ajudarão a iluminaralguns dos procedimentos da escrita oswaldiana.

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Referências


AGAMBEN, Giorgio. Infância e história. Destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

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SINGER, Ben. Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.3.26-33

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Cadernos Benjaminianos
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