Uma leitura benjaminiana do tempo em Dom Casmurro e Capitu

Lara Luiza Spagnol Oliveira

Resumo


O presente artigo objetiva realizar aproximações entre a concepção temporal de Walter Benjamin - especificamente no que diz respeito às suas Teses Sobre o Conceito de História - e as obras Dom Casmurro, de Machado de Assis, e sua adaptação televisiva, a microssérie Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Almejamos compreender, especificamente, de que maneiras o tempo que percorre tais obras está próximo da imagem de um tempo constelar, múltiplo, não-linear e heterogêneo, tal qual conceituado por Benjamin.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2008.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas volume 1: Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre a literatura e história da cultura. 7. ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CALDWELL, Helen. O Otelo Brasileiro de Machado de Assis. 2. ed. Trad. Fábio Fonseca de Melo. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses sobre o conceito de história. Trad. Wanda Nogueira Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo, 2005.

OTTE, Georg. Linha, Choque e Mônada: Tempo e espaço na obra tardia de Walter Benjamin. Belo Horizonte: UFMG, 1994.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A escritura da memória: mostrar palavras e narrar imagens. Terceira Margem: Revista do Programa de Pós Graduação em Ciência da Literatura. Rio de Janeiro: UFRJ, p. 91-107, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.5.17-24

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.