Meia noite em Paris: a perda da aura na Modernidade e a exalação do passado

Camila Muller Stuelp

Resumo


Encenado na Paris de 2010, o filme de Woody Allen, Meia Noite em Paris (Midnight in Paris, 2011) é um romance nostálgico, cujo tema central é a nostalgia do homem moderno em relação a um passado que ele não pode viver e que acredita ser melhor que seu presente. Tal tendência pode ser considerada uma constante na realidade atual, em que os indivíduos sentem-se cada vez mais alheios à sociedade em que vivem. É o “passadismo” retratado no filme, consequência de uma vontade comum: de viver em um período no qual eram compartilhadas experiências, ao invés de meramente desfrutadas vivências; onde as pessoas não sentiam-se estranhas em seu próprio tempo, vivendo a angustia de ser apenas mais um em meio à multidão; e, principalmente, uma época em que a aura da obra da arte, sua essência e autenticidade esteve viva, presente e real.


Palavras-chave


Passado; Nostalgia; Perda da Aura; Modernidade.

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Referências


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“MEIA-noite em paris”: sempre é tempo. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/dica-de-leitura/ainda-nao-viu-meia-noite-em-paris-de-woody-allen-e-o-que-esta-esperando-para-ir-atras-do-blu-ray-ou-do-dvd/. Acesso em: 11 dez. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.0.9.32-40

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