A valsa nos trópicos: repercussões de um fenômeno europeu na literatura brasileira do século XIX

Claudia Helena Daher

Resumo


Resumo: Partindo de uma observação feita na obra Raízes do Brasil (1936), de Sérgio Buarque de Holanda, na qual o autor reflete sobre a disparidade entre a sociedade brasileira do século XIX e as ideias do liberalismo europeu, Roberto Schwarz desenvolve em Ao vencedor as batatas (1977) uma crítica ao Romantismo brasileiro, que teria sido montado sobre uma comédia ideológica, diferente da europeia, representando uma idealização que não correspondeu à realidade. O presente artigo revê esses conceitos a partir da cena de baile da obra Senhora (1875), de José de Alencar. Observa-se a presença da valsa na literatura brasileira oitocentista, objetivando analisar de que maneira esse fenômeno europeu se manifestou em território brasileiro e como o imaginário em torno do baile foi apropriado e relido pelo autor. O artigo coloca a literatura brasileira em diálogo com a literatura europeia produzida no mesmo período. Ao ponto de vista de Roberto Schwarz acrescenta-se o estudo feito por Maria Cecília de Moraes Pinto (1999) que investiga as influências europeias de Alencar e o seu empenho em fazer uma literatura nacional.

Palavras-chave: valsa na Europa e no Brasil; Romantismo; literatura nacional.

Abstract: The piece of writing Raízes do Brasil (1936) by Sérgio Buarque de Holanda, in which the author reflects about the disparities between Brazilian society of the nineteenth century and the ideas of European liberalism, provides a basis to Roberto Schwarz’s criticism of Brazilian Romanticism in Ao vencedor as batatas (1977). According to Schwarz, different from its European correlate, Brazilian Romanticism would have been based on an ideological comedy, thus representing an idealization that did not correspond to reality. This article revisits such concepts from the perspective of the ballroom dancing scene in Senhora (1875), by José de Alencar. Based on the presence of the waltz in nineteenth century Brazilian literature we analyzed how the European phenomenon manifested in Brazilian territory and how the imaginary constructed around ballroom dancing was appropriated and re-read by Alencar. This work establishes a connection between Brazilian Literature and the literature produced in Europe during the same period. In addition to Roberto Schwartz’s point of view, we included Maria Cecília de Moraes Pinto’s study (1999), which investigated Alencar’s European influences and his efforts in creating a national literature.

Keywords: waltz in Europe and Brazil; Romanticism; national literature.


Palavras-chave


valsa na Europa e no Brasil; Romantismo; literatura nacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, J. de. Senhora. São Paulo: O Estado de São Paulo; Klick Editora, 1997.

ALENCAR, J. de. Sonhos d’ouro. 8. ed. Ilustrações de Pedro Riu. São Paulo: Melhoramentos, [s.d.].

CARVALHAL, Á. do. Os canibais. Coimbra: Alma Azul, 2004.

CASTELO BRANCO, C. Anos de prosa. 4. ed., conforme a 2. ed., revista pelo autor. Lisboa: Parceria A. M. Pereira, 1973.

HESS, R. La valse: révolution du couple en Europe. Paris: A. M. Métailié, 1989.

HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956 apud SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2000.

HUGO, V. Les feuilles d’automne: vingt-troisième. In: _____. Œuvres. Bruxelles: Meline, Cans et Compagnie, 1837. v. 2. p. 503.

MONTANDON, A. (Org.). Paris au bal: treize physiologies sur la danse. Paris: H. Champion, 2000.

PINTO, M. C. Q. de M. Alencar e a França: perfis. São Paulo: Annablume, 1999.

QUEIROZ, E. de. A Capital! In:_____. Obra completa. Organização geral, introdução, fixação dos textos autógrafos e notas introdutórias de Beatriz Berrini. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997. v. II. p.649-929.

SCHWARZ, R. Ao vencedor as batatas: forma literária e processo social nos inícios do romance brasileiro. 5. ed. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2000.

TINHORÃO, J. R. A música popular no romance brasileiro: séculos XVIII e XIX. São Paulo: Editora 34, 2000. v. 1.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.23.1.39-52

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Claudia Helena Daher

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.