Narrações-munições: sinais da memória violenta nos contos testemunhais de Reinaldo Arenas

Antonio Martínez Nodal, Carla Dameane Pereira de Souza

Resumo


Neste artigo analisamos a presença autoral de Reinaldo Arenas em suas narrativas breves exponencialmente autobiográficas, procurando, nessas vivências, singulares batalhas e desacordos com o Estado cubano revolucionário e o espaço afetivo coercitivo de sua escrita. O confronto das interpretações e as leituras da realidade do escritor dissidente com a história oficial podem-nos ajudar a identificar descrições ocultas na narrativa dos textos breves memoriais de Reinaldo Arenas e, consequentemente, a revelar alguns importantes conteúdos histórico-políticos e autoficcionais inseridos nos citados relatos. Desta maneira, os contos funcionam como narrações-munições, isto é, gestos literários que se revelam como ações simbólicas de resistência e de denúncia do sistema totalitário fidelista e de seu universo filial. Explicita-se, ademais, o componente testemunhal de suas fortes narrativas observado nas características de alguns relatos pertencentes à obra Termina el desfile (1981), que contém as variadas passagens histórico-críticas assinaladas na vida de Arenas, potencializadas pela violência familiar e a pulsão sexual latente do escritor cubano.


Palavras-chave


Reinaldo Arenas; narrações-munições; testemunho.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, G. Profanações. Tradução de Silvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

ALBERTO, E. Dos cubalibres: “Nadie quiere más a Cuba que yo”. Barcelona: Península, Atalaya, 2004.

ARENAS, R. Antes que anochezca. 8. ed. Barcelona: Tusquets Editores, 2011.

ARENAS, R. El palacio de las blanquísimas mofetas. Barcelona: Tusquets Editores, 2001.

ARENAS, R. Necesidad de libertad. Sevilla: Point de Lunettes, 2012.

ARENAS, R. Termina el desfile. Barcelona: Seix Barral, 1981.

ARFUCH, L. El espacio autobiográfico: dilemas de la subjetividad contemporánea. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007.

BARNET, M. La novela testimonio: alquimia de la memoria. In: ______. Cimarrón. Buenos Aires: Ediciones del Sol, 1987, p. 13-14.

BEVERLEY, J. Introducción. In: BEVERLEY, J.; ACHÚGAR, H. La voz del otro: testimonio, subalternidad y verdad narrativa. 2. ed. Guatemala: Abrapalabra, 2002, p. 17-29.

CARPENTIER, A. O reino deste mundo. Portugal: Edições Saídas de Emergência, 2010. p. 11-17.

CORTÁZAR. J. Algunos aspectos del cuento. In: PACHECO, C; LINARES, L. B. (Comp.). Del cuento y sus alrededores: aproximaciones a una teoría del cuento. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana, 1993. p. 379-396.

CUSATO, D. A. Esperanzas y desengaños de una revolución: a propósito de Termina el desfile, de Reinaldo Arenas. Caribana, [S.l.], n. 4, p. 75-84, 1995.

DOMÍNGUEZ, J. I. The Batista Regime in Cuba. In: CHEHABI, H. E.; LINZ, J. J. (Ed.). Sultanistic Regimes. London: The Johns Hopkins University Press, 1998. p. 113-131.

GUTIÉRREZ, J. I. G. Reinaldo Arenas: exilios reales y ficcionales. In: MURRIETA, F. (Org.). Creación y exilio: memorias del I Encuentro Internacional con Cuba en la Distancia. Madrid: Editorial Hispano Cubana, 2002. p. 46-53.

HASSON, L. Memorias de un exiliado: París, primavera 1985. In: ETTE, O. (Ed.). La escritura de la memoria: Reinaldo Arenas: Textos, estudios y documentación. Madrid: Vervuert, 1996. p. 35-63.

MACCIONI, L. Retratos del hombre nuevo: figuras de la subjetividad revolucionaria en Pasajes de la guerra revolucionaria y Comienza el desfile. Anclajes, Santa Rosa, v. 17, n. 2, p. 33-45, dic. 2013.

MANZONI, C. P. Nocturno cubano. In: PEÑA, M. T. (Coord.). Del alba al anochecer: la escritura en Reinaldo Arenas. Madrid: Iberoamericana, 2008, p. 145-163.

MARCO, V de. A literatura de testemunho e a violência de estado. Lua Nova, São Paulo, n. 62, p. 45-68, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?pid=S010264452004000200004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 abr. 2018.

MATUTE, A. N. En el bosque. Madrid: Real Academia Española, 1998.

MERCADO, T. Testemunho: verdade e literatura. In: GALLE, H. et al. (Org.). Em primeira pessoa: abordagens de uma autobiografia. São Paulo: Annablume, 2009. p. 31-32.

MUJICA, M. C. Aproximación crítica a Termina el Desfile, de Reinaldo Arenas. Espéculo –Revista de Estúdios Literarios, Madrid, n. 12, 1999. Não paginado. Disponível em: https://webs.ucm.es/info/especulo/numero12/arenas.html. Acesso em: 2 jan. 2018.

NEGRÍN, M. L. El círculo del exilio y la enajenación en la obra de Reinaldo Arenas. New York: The Edwin Mellen Press, 2000.

POLLAK, M. Memoria, olvido, silencio: la producción social de identidades frente a situaciones límite. Buenos Aires: Ediciones Al Margen, 2006.

RAVETTI, G. Narrativas performáticas. In: RAVETTI, G.; ARBEX, M. (Org.). Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Tradução de Melissa Boechat e Karla Cipreste. Belo Horizonte: Departamento de Letras Românicas, Faculdade de Letras/UFMG, Poslit, 2002. p. 45-68.

RODRÍGUEZ, A. La mujer en la obra de Reinaldo Arenas. In: SÁNCHEZ, R. (Ed.). Reinaldo Arenas: recuerdo y presencia. Miami: Ediciones Universal, 1994. p. 151-159.

ROJAS, R. El campo roturado. Políticas intelectuales de la narrativa cubana de fin de siglo. In: MURRIETA, F. (Org.). Creación y exilio: memorias del I Encuentro Internacional con Cuba en la Distancia. Madrid: Editorial Hispano Cubana, 2002. p. 27-28.

RUIZ, M. E. P. El espejo duplicado al infinito: Celestino antes del Alba. In: PEÑA, M. T. M. de la. Del Alba al anochecer: la escritura en Reinaldo Arenas. Madrid: Iberoamericana, 2008. p. 71-79.

SCHMIDT-CRUZ, C. Disidencia sexual y política bajo el castrismo. El testimonio de Reinaldo Arenas en Antes que anochezca. Revista Hispano Cubana, Madrid, n. 8, p. 27-38, oct.-dic. 2000.

SELIGMANN-SILVA, M. História, memoria, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

SOLOTOREVSKY, M. La relación mundo-escritura. Gaithersburg: Ediciones Hispamérica, 1993.

SOTO, F. Conversación con Reinaldo Arenas. Madrid: Betania, 1990.

YÚDICE, G. Testimonio y concientización. In: BEVERLEY, J.; ACHÚGAR, H. La voz del otro: testimonio, subalternidad y verdad narrativa. 2. ed. Guatemala: Abrapalabra, 2002. p. 221-242.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.23.2.165-182

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 ANTONIO MARTÍNEZ NODAL, CARLA DAMEANE PEREIRA DE SOUZA

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.