“Yo no sabía si amaba más al puente o al río”: torções ontoepistemológicas em José María Arguedas / “I Didn’t Know If I Loved More the Bridge or the River”: Ontoepistemological Twists on José María Arguedas

Chryslen Mayra Barbosa Gonçalves

Resumo


Resumo: A proposta aqui apresentada é proveniente de algumas tensões possibilitadas pela leitura de José María Arguedas, aos 50 anos de sua morte, a partir dos debates de autores da “virada ontológica” e do “giro epistemológico” na produção do conhecimento antropológico. Neste sentido, retomo o livro Los Ríos Profundos (1958) de Arguedas e coloco em diálogo com preocupações acerca dos Earth Beings. Tomo, também, a metáfora do Pachachaca de Rômulo Monte Alto (2011) e as inquietações epistemológicas, portanto políticas, da teoria crítica anticolonial latino-americana, em especial a categoria ch’ixi de Silvia Rivera Cusicanqui. Meu objetivo, deste modo, é evidenciar as ressonâncias entre as preocupações ontoepistemológicas (DE LA CADENA, 2015) da antropologia com a produção de uma narrativa literária arguediana.

Palavras-chave: antropologia; ontoepistemologias; literatura; José María Arguedas.

Abstract: The proposal presented here stems from some tensions made possible by the reading of José María Arguedas at the 50 years of his death, from the debates of authors of the “ontological turn” and the “epistemological turn” in the production of anthropological knowledge. In this sense, I return to the book Los Ríos Profundos (1958) by Arguedas and put in dialogue with concerns about Earth Beings. I also take the metaphor of Rômulo Monte Alto’s Pachachaca (2011) and the epistemological, therefore political, concerns of Latin American anticolonial critical theory, in particular Silvia Rivera Cusicanqui’s ch’ixi category. My goal, therefore, is to highlight the resonances between anthropology’s on-epistemological concerns (DE LA CADENA, 2015) with the production of an arguedian literary narrative.

Keywords: anthropology; ontoepistemologies; literature; Jose Maria Arguedas.


Palavras-chave


antropologia; ontoepistemologias; literatura; José María Arguedas; anthropology; ontoepistemologies; literature.

Texto completo:

PDF

Referências


ARGUEDAS, José María. Intervención en Arequipa (1965), de Primer Encuentro de Narradores Peruanos. In: ROVIRA. José Carlos (ed.). José María Arguedas: Una recuperación indigenista del mundo peruano. Anthropos, Barcelona, n. 31, p. 7-9, 1992.

ARGUEDAS, José María. La novela y el problema de la expresión literaria en el Perú (1950). In: ______. Qepa Wiñaq... Siempre Literatura y Antropología. Madrid: Iberoamericana, 2009. p. 153-160.

ARGUEDAS, José María. Los Ríos Profundos. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1958.

CAPIBERIBE, Artionka. A língua franca do suprassensível: sobre xamanismo, cristianismo e transformação. Mana, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 311-340, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-49442017v23n2p311

DE LA CADENA, Marisol. Earth Beings: Ecologies of Practice across Andean Worlds. Durham: Duke University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822375265

DE LA CADENA, Marisol. La producción de otros conocimientos y sus tensiones: ¿de una antropología andinista a la interculturalidad? In: RIBEIRO, Gustavo Lins; ESCOBAR, Arturo (ed.). Antropologías del Mundo: Transformaciones disciplinarias dentro de sistemas de poder. Ciudad de México: Universidad Iberoamericana, 2009. p. 255-284. DOI: https://doi.org/10.4000/books.ifea.6023.

INGOLD, Tim. Estar vivo: Ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Petrópolis: Vozes, 2015.

INGOLD, Tim. The Perception of the Environment: Essays on livelihood, dwelling and skill. London/New York: Routledge, 2002. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203466025

KOHN, Eduardo. How Forests Think: Toward an Antropology Beyond the Human. Berkeley: University of California Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1525/california/9780520276109.001.0001

MONTE ALTO, Rômulo. Descaminhos do Moderno em José María Arguedas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

MONTE ALTO, Rômulo. La escritura entre la antropología y la literatura en José María Arguedas. Caligrama, Belo Horizonte, n. 12, p. 71-84, dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.17851/2238-3824.12.0.71-84.

NODARI, Alexandre. A literatura como Antropologia Especulativa. Revista Anpoll, Florianópolis, n. 38, p. 75-85, jan./jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i38.836.

PINO DÍAS, Fermín del. Arguedas como escritor y antropólogo. In: Seminario Internacional “Arguedas y el Perú de hoy”, Lima, 12-19 ago. 2004. Ponencia [...]. Lima: Sur, Casa de Estudios del Socialismo, 2004.

RESTREPO, Eduardo. Descentrando a Europa: aportes de la teoría postcolonial y el giro decolonial al conocimiento situado. Revista Latina de Sociología, Coruña, v. 6, n. 1, p. 60-71, 2016. DOI: https://doi.org/10.17979/relaso.2016.6.1.1965.

RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Ch’ixinakax utxiwa: Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.

SALAS CARREÑO, Guillermo. La sustancia del parentesco entre lugares y humanos en la región del Cusco. Crónicas Urbanas: análisis y perspectivas urbano-regionales, Lima, a. XIII, n. 14, p. 135-150, 2009.

SALAS CARREÑO, Guillermo. Lugares Parientes: Comida Cohabitación y mundos andinos. Lima: Fondo Editorial PUCP, 2019.

TROUILLOT, Michel-Rolph. Silencing the Past: Power and the Production of History. Boston: Beacon Press, 1995.

VARGAS LLOSA, Mario. José María Arguedas, entre sapos y halcones. In: ARGUEDAS, José María. Los Ríos Profundos. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1958. p. 191-206.

VILLAFÁN, Macedónio Broncano. José María Arguedas: El arte de un quechua moderno. Pueblo Continente, Trujillo, v. 22, n. 1, p. 64-74, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.25.1.45-65

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Chryslen Mayra Barbosa Gonçalves

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.