Breve historia del teatro chicano

Cristiano Silva de Barros

Resumo


Resumo: O presente trabalho busca traçar um panorama histórico do teatro chicano, ou seja, do teatro de origem hispânica desenvolvido no sudoeste dos Estados Unidos, e também discutir suas características e objetivos ao longo de sua trajetória. Por se tratar de um estudo breve e resumido, a história do teatro chicano será dividida em três momentos: de seus princípios até 1965, de 1965 até 1980 e de 1980 até a atualidade.
Palavras-chave: Teatro chicano; Estados Unidos; história.

Resumen: El presente trabajo busca trazar un panorama histórico del teatro chicano, o sea, del teatro de origen hispano desarrollado en el  suroeste de los Estados Unidos, y también discutir sus características  y objetivos a lo largo de su trayectoria. Por tratarse de un estudio breve y resumido, se dividirá la historia del teatro chicano en tres momentos: desde sus comienzos hasta 1965, desde 1965 hasta 1980 y desde 1980 hasta la actualidad.
Palabras-clave: Teatro chicano; Estados Unidos; historia.

Keywords: Chicano theater; United States; history.

Texto completo:

PDF

Referências


BOAL, Augusto. Técnicas latino-americanas de teatro popular. São Paulo: Editora Hucitec, 1979.

BROYLES-GONZÁLEZ, Yolanda. El teatro campesino: Theater in the Chicana Movement. Austin: University of Texas Press, 1994.

FORSTER, Thomas. Cyber-Aztecs and Cholo-Punks: Guillermo Gómez-Peña’s Five-Worlds Theory. PMLA, v. 117, n. 1, p. 43-67, January 2002.

GUERRA, Eloy. El teatro religioso popular en Nuevo México: desarrollo y categorias. 1996. Diss. Texas Tech University, 1996.

HERRERA-SOBEK, María. El teatro chicano: teatro en transición. Gestos v. 3, p. 135-36, abr. 1987.

HERRERA-SOBEK, Maria. The Mexican/Chicano Pastorela: Toward a Theory of the Evolution of a Folk Play. In: GUTIÉRREZ, Ramón A.; FABRE, Geneviére (Ed.). Feasts and Celebrations in North American Ethnic Communities. Albuquerque: University ofNew Mexico Press, 1995. p, 47-56.

HUERTA, Jorge A. An Overview of Chicana/o Theatre in the 1990s. Latin American Theatre Review, v. 34, n.1, p. 217-228, Fall 2000.

HUERTA, Jorge A. Chicano Theater: Themes and Forms. Ypsilanti: Bilingual Press; Editorial Bilingüe, 1982.

HUERTA, Jorge A. Concerning Teatro Chicano. Latin American Theatre Review, v. 6, n. 2, p. 13-20, Spring 1973.

HUERTA, Jorge A. Luis Valdez’s Zoot Suit: A New Direction for Chicano Theatre? Latin American Theatre Review, v. 13, n. 2, p. 69-76, Summer 1980.

HUERTA, Jorge A. Necessary Theater: Six Plays About the Chicana Experience. Houston: Arte Público Press, 1989.

KANELLOS, Nicolás. A History of Hispanic Theatre in the United States: Origins to 1940. Austin: University of Texas Press, 1990.

KANELLOS, Nicolás. An Overview ofHispanic Theatre in the United States. In: ______ (Ed.). Hispanic Theatre in the United States. Houston: Arte Público Press, 1984. p. 7-14.

KANELLOS, Nicolás. Hispanic Firsts: 500 Years of Extraordinary Achievement. Detroit: Gale, 1997.

MARRERO, María Teresa. Chicano/Latino Self-Representation in Theater and Performance Art. Gestos, v. 6, n.11, p. 147-62, Abril 1991.

MIGUELEZ, Armando. Aproximaciones al nuevo teatro chicano de autor único. Explicación de textos literarios, v. 15, n. 2, p. 8-18, 1986-1987.

MORA, Joshua Alberto. Man’s Inhumanity to Man: Justice and Injustice in Three Mexican-American Playwrights. 1994. Diss. Texas Tech University, 1994.

ORONA-CORDOVA, Roberta. Zoot Suit and the Pachuco Phenomenon: An lnterview with Luis Valdez. In: KANELLOS, Nicolás (Ed.). Mexican American Theatre: Then and Now. Houston: Arte Público Press, 1983. p. 95-111.

OSBORN, M. Elizabeth (Ed.). On New Ground: Contemporary Hispanic American Plays. New York: Theatre Communications Group, 1987.

SANDOVAL-SANCHEZ, Alberto. José, Can You See?: Latinos On and Off Broadway. Madison: The University of Winsconsin Press, 1999.

WEINBERG, Mark S. Challeging the Hierarchy: Collective Theatre in the United States. Westport: Greenwood Press: 1992.

YARBRO-BEJARANO, Yvonne. The Female Subject in Chicano Theatre: Sexuality, ‘Race,’ and Class. Theatre Journal, v. 38, p. 389-407, December 1986.

YBARRA-FRAUSTO, Tomás. I Can Still Hear the Applause. La farándula chicana: carpas y tandas de variedad. In: KANELLOS, Nicolás (Ed.). Hispanic Theatre ln the United States. Houston: Arte Público Press, 1984. p. 45-61.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.11.0.111-131

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2006 Cristiano Silva de Barros