Uso de textos literários no ensino de língua italiana
Resumo
Resumo: O emprego de textos literários no ensino de língua e cultura italiana a estrangeiros comprova sua eficiência na medida em que favorece a aproximação entre alunos e contextos sociolingüísticos narrados. A aplicabilidade deste corpus tão variado é ainda definida pela necessidade de romper, durante o ensino do idioma, as barreiras que dificultam a compreensão do repertório lingüístico italiano, principalmente no tocante às peculiaridades espaço-temporais tais como dialetos e regionalismos.
Palavras-chave: Língua italiana; lingüística aplicada; ensino e aprendizagem de língua estrangeira; literatura.
Abstract: L’importanza dei testi letterari utilizzati come metodo didattico nell’insegnamento della lingua italiana viene afermata dall’avvicinamento riuscito tra gli studenti ed i contesti sociolinguistici diversi. Oltre a questo, l’analisi di un corpus così vario, rende possibile una maggior facilità nella comprensione dei fatti linguistici peculiari, come i dialetti ed i regionalismi.
Parole chiave: Lingua italiana; linguistica applicata; insegnamento ed apprendimento delle lingue straniere; letteratura.
Keywords: Italian; applied linguistics; foreign language teanching and learning; literature.
Texto completo:
PDFReferências
BUCCI, Onorato. La formazione etnica dell’Italia e il sorgere della cultura greco-romana nella Penisola. Roma: La Goliardica, 1992.
CORTELAZZO, Manilio; MARCATO, Carla. Dizionario etimotogico del dialeti itallani. Torino: UTET, 1997.
MINERVINI, Pantaleo. La lingua letteraria del Mezzogiorno d’Italia nel Settecento. Napoli: Loffredo, 1972.
VERGA, G. I Malavoglia. Roma: Mondadori, 1986.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.4.0.7-20
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 1999 Amarilis Gallo Coelho