Stratégies de captation et de persuasion du sujet communicant Victor Hugo

Ida Lucia Machado

Resumo


Este artigo propõe uma abordagem discursiva de um texto ficcional, mais especificamente, de um texto literário: trata-se do poema “Souvenir de la nuit du quatre” de Victor Hugo. Partindo desse enfoque, quisemos mostrar como foram elaboradas estratégias linguareiras que visam seduzir e persuadir o leitor; entre elas destacamos os diferentes papéis e a ironia amarga que está em sua base.


Palavras-chave


Literatura francesa; Victor Hugo; Souvenir de la nuit du quatre; análise do discurso; persuasão; ironia.

Texto completo:

PDF

Referências


CHARAUDEAU, Patrick. Grammaire du sens et de l’expression. Paris: Hachette, 1992.

CHARAUDEAU, Patrick. Langage et discours. Paris: Hachette, 1983.

HUGO, Victor. Souvenir de la nuit du quatre. Les Châtiments. Collection Henri Mitterand, XIXe. siècle, p. 98.

LOPES, Emília Mendes. O discurso ficcional: uma tentativa de definição. 136 f. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2000.

MAINGUENEAU, Dominique. Analyser les textes de communication. Paris: Dunod, 1998.

MAINGUENEAU, Dominique. Le contexte de l’oeuvre littéraire. Paris: Dunod, 1993.

MAINGUENEAU, Dominique. Pragmatique pourle discours littéraire. Paris: Bordas, 1990.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.8.0.55-67

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2003 Ida Lucia Machado