A Aldeia mais Portuguesa de Portugal e tropeiros em Diamantina: representações de cultura popular no Estado Novo português e no brasileiro

Luís Antônio Contatori Romano

Resumo


Neste estudo são analisados um artigo de Adolfo Simões Müller, publicado na revista Panorama, em 1941, editada pelo SPN, e outro de Basílio de Magalhães, publicado na revista Travel in Brazil, em 1942, editada pelo DIP. Ambos abordam aspectos da cultura popular rural e são ilustrados com fotografias de Thomaz de Mello e de Erich Hess, respectivamente. Müller trata da aldeia de Monsanto e Magalhães, de tropeiros no Mercado Municipal de Diamantina. Objetiva-se compreender como esses autores e fotógrafos representam diferentes concepções de cultura popular rural. Para o Estado Novo português, esta era concebida como imutável, mas devia ser estilizada, preparada para o olhar turístico e tomada como modelo para as classes urbanas. Para o regime homônimo brasileiro, devia ser registrada, cultuada como gênese da identidade nacional, mas era percebida como em vias de superação devido à política desenvolvimentista de Vargas.


Palavras-chave


Adolfo Simões Müller; Basílio de Magalhães; Erich Hess; revista Panorama; revista Travel in Brazil; tropeiros.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.29.1.44–59

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