Marcadores discursivos e enunciação: uma possibilidade de debate sobre a elaboração discursiva da imagem de si e do Outro.

Ivani Cristina Silva Fernandes

Resumo


O presente trabalho visa discutir a importância e as especificidades da atividade analítica e didática sobre os marcadores discursivos em português como língua materna e em espanhol como língua estrangeira para brasileiros. Para esta finalidade, pretendemos analisar um corpus composto por textos do gênero jornalístico, de tendência argumentativa, de alguns dos mais importantes jornais do Brasil, Espanha e Argentina. Baseados nessa análise, esperamos identificar os principais desafios ao enfocar os marcadores discursivos como eixo para refletir sobre questões tais como a construção do ethos e da alteridade em língua materna e estrangeira e as estratégias de persuasão a partir da retórica contrastiva, entre outras. Fundamentados na Linguística da Enunciação, área que reúne as principais teorias a partir das quais os pesquisadores refletem sobre fenômenos relacionados à enunciação, como nos trabalhos de Benveniste; e nos estudos pragmáticos e enunciativos sobre os Marcadores do Discurso, representados especialmente por Martín Zorraquino e Portolés, almejamos comentar o papel dos marcadores como guias de determinados efeitos de sentido que influenciam diretamente na construção do ethos e na percepção da alteridade no discurso. Tais construções e percepções podem seguir distintos percursos em língua materna e estrangeira, o que potencializa uma discussão sobre a relação entre forma e sentido na materialidade linguística, no português e no espanhol, enfocando a questão de como o sujeito se marca na língua.

The present paper aims at discussing the importance and specific aspects of analytical and didactic work on the discourse markers in Portuguese as a mother tongue and Spanish as a foreign language to Brazilians. In order to accomplish that, we intend to analyze a corpus composed of texts of journalistic genre and argumentative tendency, from some of the most important Brazilian, Spanish and Argentine newspapers. Through this analysis, we hope to identify the key challenges by focusing on the discourse markers as guidelines to reflect on issues such as the construction of ethos and otherness in the mother tongue and in a foreign language as strategies of persuasion from contrastive rhetoric, among others. Our theoretical basis is the Linguistics of Enunciation, which meets the main theories from which the researchers reflect on phenomena related to the enunciation as the Benveniste’s works and Martin Zorraquino’s and Portoles’ studies about pragmatics and enunciative works on discourse markers. We aim to review the role of discourse markers as clue of specific effects of meanings that influence directly in the construction of ethos and in the perception of otherness in the discourse. Such constructions and perceptions may follow different pathways in the native language and foreign language, which strengthens a discussion about the relation between form and meaning in the linguistic materiality, in Portuguese and in Spanish, highlighting the way subject is marked in the language.


Palavras-chave


efeitos de sentido; ensino de português e de espanhol; enunciação; ethos; marcadores discursivos; meaning effects; teaching of Spanish and Portuguese; enunciation; ethos; discourse markers

Texto completo:

PDF

Referências


AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.

BAUMAN, Z. A arte da vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2009.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. 2 ed. São Paulo: Pontes, 2006.

COSTA, S. R. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

DOMÍNGUEZ GARCÍA, M. N. La organización del discurso argumentativo: los conectores. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2002.

FERNANDES, I. C. S. A perspectiva sobre a construção do sujeito na argumentação: uma visão enunciativa no ensino de E.L.E. In: VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2010, Pelotas, Universidade Católica de Pelotas.

FERNANDES, I. C. S. Consideraciones sobre la lingüística de la enunciación y la gramática de texto en las clases de E.L.E. In: XVI Congresso Brasileiro de Profesores de Espanhol, Niteroi, UFF, 2011.

FERNANDES, I. C. S. Los marcadores discursivos a partir de una perspectiva retórico-enunciativa: cómo los efectos de sentido surgen en la lengua. In: II Coloquio Internacional Marcadores del Discurso en Lenguas Románicas: un enfoque contrastivo, 2012, Buenos Aires, Actas eletrónico. Disponível em: http://www.coloquiomarcadores.com.ar/archivos/Actas_

II_Coloquio_internacional_marcadores.pdf. Acesso em 12 jul. 2014.

FERNANDES, I. C. S. Los marcadores discursivos en la argumentación escrita: estudio comparado en el español de España y en el portugués de Brasil. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2005. (Colección Vítor). 1 CD-ROM.

FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Ática, 2005.

FLORES, V. N. et al. Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009a.

FLORES, V. N. et al. Enunciação e gramática. São Paulo: Contexto, 2009b.

FLORES, V. N.; TEIXEIRA, M. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.

MARTÍN ZORRAQUINO, M. A.; PORTOLÉS LÁZARO, J. Los marcadores discursivos. In: BOSQUE, I.; DEMONTE, V. (Dir.). Gramática descriptiva del español. Madrid: Espasa, 1999. V. 5, p. 4051-4213.

SANTOS RÍO, L. Diccionario de partículas. Salamanca: Luso-Española, 2003.

SCHÖPKER, R. Dicionário filosófico: conceitos fundamentais. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

SILVA, F. L. O outro. São Paulo: Martins Fontes, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.19.2.131-149

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2014 Ivani Cristina Silva Fernandes