Da poesia à prosa: a influência da releitura de Baudelaire e Rimbaud na pós-poesia de Jean-Marie Gleize

Erica Milaneze

Resumo


No cenário da poesia francesa contemporânea, a pós-poesia representa a busca por novas formas experimentais que se constituem por meio de uma escrita em prosa literal, que tenta efetuar uma “saída” dos modelos tradicionais da poesia, encontrando em Jean-Marie Gleize seu grande animador e teórico. Os diversos textos pós-poéticos gleizeanos são representativos, particularmente, Les chiens noirs de la prose (1999), desta vertente experimental que encontra suas origens na leitura da modernidade poética, destacando-se seu diálogo com as obras de Charles Baudelaire e de Arthur Rimbaud.

In the literary scene of contemporary French poetry, the postpoetry represents a search for new experimental forms that constitute by means of a written literal prose, that tries to make an “exit” of the traditional models of poetry, found into Jean-Marie Gleize his great animator theoretical. The various postpoetic texts gleizean are representative particularly, Les chiens noirs de la prose (1999), this experimental poetry, that fi nds its origins in the reading of modernity poetry, standing out its dialogue with the work of Charles Baudelaire and Arthur Rimbaud.


Palavras-chave


poesia contemporânea; poesia francesa; pós-poesia; Gleize; Baudelaire; Rimbaud; contemporary poetry; French poetry; postpoetry

Texto completo:

PDF

Referências


BAUDELAIRE, C. Les Fleurs du mal. Paris: Flammarion, 1991.

BAUDELAIRE, C. Petits Poèmes en prose (Le Spleen de Paris). Paris: Pocket, 1998.

GLEIZE, J. M. À noir. Poésie et littéralité. Paris: Seuil, 1992.

GLEIZE, J. M. Altitude zéro. Paris: Java, 1997.

GLEIZE, J. M. Entretien avec Jean-Marie Gleize. Prétexte Hors-Série 9, 1996a. Disponível em: http://pretexte.perso.neuf.fr/PretexteEditeur/ancien-site/revue/bibliographie/ cteurs/jean-marie-gleize.htm. Acesso em: 23 jan. 2009.

GLEIZE, J. M. Film à venir. Paris: Seuil, 2007.

GLEIZE, J. M. La Post-Poésie: un travail d’investigation-élucidation. Matraga, Rio de Janeiro, v.17. n. 27, p. 121-33, jul/dez. 2010.

GLEIZE, J. M. Le Principe de nudité intégrale. Paris: Seuil, 1995.

GLEIZE, J. M. Léman. Paris: Seuil, 1990.

GLEIZE, J. M. Les Chiens noirs de la prose. Paris: Seuil, 1999.

GLEIZE, J. M. Les chiens s’approchent, et s’éloignent. In: GLEIZE, J. M. Sorties. Paris: Questions Théoriques, 2009. p.191-208.

GLEIZE, J. M. L'excès – la prose. (Exzesse - Die Prosa). Poetenladen.den, 1996b. Disponível em: http://www.potenladen.de/lyrik-konferenz-jean-marie-gleize.htm. Acesso em: 23 jan. 2009.

GLEIZE, J. M. Néon, actes et légendes. Paris: Seuil, 2004a.

GLEIZE, J. M. Para onde vão os cães? Trad. Masé Lemos. Inimigo rumor 16. Rio de Janeiro: Cosac Naify Edições, 2004b. p. 38-49.

GLEIZE, J. M. Poésie et figuration. Paris: Seuil, 1983.

GLEIZE, J. M. Sorties. Paris: Questions Théoriques, 2009.

GLEIZE, J. M. Tarnac, un acte préparatoire. Paris: Seuil, 2011.

RIMBAUD, A. Artur Rimbaud. Carta a George Izambard; Carta a Paul Demeny. In: CHIAMPI, I. (Coord.) Fundadores da Modernidade. São Paulo: Ática, 1991. p. 119-124.

RIMBAUD, A. Poésies. Une Saison en enfer. Illuminations. Paris: Gallimard, 1984.

RUSSO, A. Donner lieu: dialogue de circonstance: Gleize/Rimbaud/Deguy. Contemporany French and Francophone Studies, v.11, n.4, p.463-73, 2007.

THOMAS, J. J. Formulations: accessibilité et ostentaion de la poésie extrême contemporaine. In: THOMAS, J. J; SCHIAVETTA, B. Forme & Informe dans la création moderne et contemporaine. Cerisy-la-Salle: Noesis, 2009. p.97-137.

THOMAS, J. J. Jean-Marie Gleize ou la poétique de l’aporie herméneutique. In: REGGIAN, C.; MAGNE, B. (Dir.). Écrire l’énigme. PUPS, 2007. Disponível em: http://www.ieeff.org/gleizeaporiehermeneutique.pdf . Acesso em: 14 abr. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2238-3824.20.1.17-31

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Erica Milaneze