“Ante um caderno, tentei dizer tudo isso”: a (re)escritura poética da música em Jorge de Sena e Luís Quintais / “In Front of a Notebook, I Tried to Say All This”: The Poetic (Re)Writing of Music in Jorge de Sena and Luís Quintais

Patrícia Chanely Silva Ricarte

Resumo


Resumo: Arte de música, livro de poemas publicado por Jorge Sena em 1968, e Depois da música, coletânea poética lançada por Luís Quintais em 2013, merecem um cotejo aproximativo pelo fato de ambos nos incitarem à reflexão em torno do profícuo diálogo estabelecido na modernidade entre a poesia e a arte musical. Desenvolvo, neste artigo, alguns apontamentos acerca do processo de (re)escritura da obra musical, desempenhado pelos dois poetas a partir da experiência de audição, que, tanto em um quanto em outro, é concebida em seu caráter eminentemente estético, reflexivo e criativo, destacando-se, nesse contexto, os aspectos da historicidade e da crise da poesia em nossa época.

Palavras-chave: Jorge de Sena; Luís Quintais; poesia portuguesa; música.

Abstract: Arte de música, a book of poems published by Jorge Sena in 1968, and Depois da música, a poetic collection released by Luís Quintais in 2013, deserves a close commentary because they both incite us to reflect on the fruitful dialogue between modernity poetry and the musical art. Developed in this article, some notes about the process of (re)writing of musical works, performed by two poets from the experience of listening, which, in both, is conceived in its eminently aesthetic, reflective and creative character, highlighting, in this context, the aspects of the historicity and the crisis of poetry in our time.

Keywords: Jorge de Sena; Luís Quintais; modern and contemporary Portuguese poetry; music.


Palavras-chave


Jorge de Sena; Luís Quintais; poesia portuguesa; música; modern and contemporary Portuguese poetry; music.

Texto completo:

PDF

Referências


BALAKIAN, A. O simbolismo. Trad. José Bonifácio. São Paulo: Perspectiva, 2007.

COLLOT, M. O canto do mundo. Trad. Goiandira Camargo et. al. Signótica, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 219-244, 2015. DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v27i1.36715. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/36715 Acesso em: 30/09/2019.

CRUZ, G. [Não penses nas canções da primavera que] In: ______. Poemas de Gastão Cruz ditos por Luís Miguel Cintra. Lisboa: Assírio & Alvim, 2005. p. 28.

DERRIDA, J. Mal de arquivo. Uma impressão freudiana. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

HELDER, H. As musas cegas. In: ______. Poemas completos. Rio de Janeiro: Tinta-da-China, 2016. p. 68-89.

LAGO, S. Universos do jazz. São Paulo: Biblioteca 24 Horas, 2015. v. II

MARGOLICK, D. Strange Fruit. Billie Holiday e a biografia de uma canção. Trad. José Rubens Siqueira, São Paulo: Cosac Naify, 2012.

MESCHONNIC, H. Critique du rythme. Paris: Verdier, 2009.

QUINTAIS, L. Duelo. Lisboa: Cotovia, 2004.

QUINTAIS, L. Depois da música. Lisboa: Tinta-da-China, 2013.

SALLES, L. A voz de Deus e o som do poema: poesia e música de Jorge de Sena. Metamorfoses – Revista de Estudos Literários Luso-Afro-Brasileiros, Rio de Janeiro, v. 9, p. 259-271, 2008. doi: https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2008.v9n1a21781. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/metamorfoses/article/view/21771 Acesso em: 30/09/2019.

SENA, J. Arte de música. In: ______. Poesia II. Lisboa: Moraes Editores, 1978. p. 169-213.

VALÉRY, P. Poesia e pensamento abstrato. In: Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1999. p. 193-210.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.39.62.63-80

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Patrícia Chanely Silva Ricarte

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.