A improvável poesia concreto-visual acontece: relato afetivo e reflexões desautorizadas / The Unlikely Concrete-Visual Poetry Happens: Affective Account and Unauthorized Reflections

Antonio Simplício de Almeida Neto

Resumo


Resumo: Esse artigo apresenta um relato autobiográfico no qual o autor procura recuperar seus primeiros contatos com a poesia visual-concreta-experimental ao longo dos anos 1980 em função de deslocamentos provocados por diferentes sujeitos presentes nas relações estabelecidas no meio universitário do curso de graduação em História. Escapando de uma perspectiva histórica teleológica e de supostos encadeamentos lógicos e objetivos de causa e efeito, entende sua trajetória lítero-poética como decorrente de improváveis intercorrências no campo social em que se inseria. Ressalta, por isso mesmo, a importância dos processos educativos básicos e acadêmicos na promoção dos deslocamentos criativos e poiéticos. Traz, finalmente, um poema-visual de sua autoria em que relaciona história, memória e o fazer poético.

Palavras-chave: poesia visual; poesia experimental; concretismo; autobiografia; memória.

Abstract:This article presents an autobiographical account in which the author seeks to recover his first contacts with visual-concrete-experimental poetry throughout the 1980s due to displacements caused by different subjects present in the relationships established in the undergraduate course in History. Avoiding a teleological historical perspective and supposed logical links and objectives of cause and effect, he understands his literary-poetic trajectory as a result of unlikely complications in the social field to which he belonged. It therefore emphasizes the importance of basic and academic educational processes in the promotion of creative and poietic dislocations. Finally, he brings a visual poem of his own in which he relates history, memory and poetic making.

Keywords: visual poetry; experimental poetry; concretism; autobiography; memory.


Palavras-chave


poesia visual; poesia experimental; concretismo; autobiografia; memória; visual poetry; experimental poetry; concretism; autobiography; memory.

Texto completo:

PDF

Referências


ARGAN, Giulio Carlo. Projeto e destino. São Paulo: Ática, 2004.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos & Abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.

CAMPOS, H.; CAMPOS, A.; PIGNATARI, D. Mallarmé. São Paulo: Perspectiva, 1974.

CASTRO, Ernesto Manuel de Melo e. Algorritmos: Infopoemas. São Paulo: Musa, 1998.

CASTRO, Ernesto Manuel de Melo e. Enquanto Jactos e Hiatos: poemas. São Paulo: Com-Arte, 1994.

CASTRO, Ernesto Manuel de Melo e. Neo-Poemas-Pagãos. São Paulo: Annablume-Selo Demonio Negro, 2010.

CASTRO, Ernesto Manuel de Melo e. Quatro Cantos do Caos. São Paulo: Selo Demônio Negro, 2009.

FELINTO, Marilena. As mulheres do Tijucopapo. São Paulo: Edição da Autora, 2019.

MAIAKOVSKI, Vladimir. Maiakovski: poemas. Tradução Boris Schnaiderman, Haroldo de Campos, Augusto de Campos. São Paulo: Perspectiva, 1982.

MALLARMÉ, S. Mallarmé. Organização, tradução e notas de Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos. São Paulo: Perspectiva, 1974. p. 173.

PIGNATARI, Décio. Panteros. São Paulo: Editora 34, 1992. p. 145.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Sistemas educativos, culturas escolares e reformas. Portugal, Mangualde: Edições Pedago, 2007.

VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33,

p. 7-48, jun. 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.40.63.33-40

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Antonio Simplício de Almeida Neto

Revista do Centro de Estudos Portugueses
ISSN 1676-515X (impressa) / ISSN 2359-0076 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

.