Adília Lopes: cruzamentos entre letra, fotografia e grafismos// Adília Lopes: an intersection between writing, photography and drawing

Maria Cristina Oliveira Fonte Boa

Resumo


Resumo: Este trabalho tem como objetivo tratar do livro Pardais, de Adília Lopes, publicado em 2022, de maneira a verificar os modos como a construção dos seus sentidos poéticos se estabelece, mais que pela mera inclusão de poemas escritos, pelo intercruzamento dos diversos elementos gráficos contidos no livro (a caligrafia, a fotografia e os desenhos). Propõe-se que a junção dos recursos verbais e não verbais contribui para a formação de um estilo de texto voltado ao intimismo, e que se aproxima especialmente aos antigos hupomnêmata, sobre os quais dissertou Michel Foucault em “A escrita de si”. Ao fim, ao se cogitar uma conversa com as outras artes e um diálogo com escolas artísticas, como o Impressionismo, viu-se como esta obra se relaciona criticamente com seu contexto social e político e reforça a valorização dos aspectos tidos como minoritários da vida cotidiana, temática recorrente na trajetória da poeta.
Palavras-chave: Adília Lopes; Pardais; poesia portuguesa; hupomnêmata; escrita de si.


Abstract: This work aims to treat Pardais, a book from Adília Lopes published in 2022, and to verify how its poetic meanings are built, considering not only the introduction of the poems in the book, but in particular the intersection between all the diverse graphic elements included there (the writing, the photography and the drawings). It is proposed that the union of the verbal and non-verbal resources contributes to the formation of a text style oriented towards intimacy that approaches especially the old hupomnêmata, about which Michel Foucault has discoursed in “Self writing”. Finally, by suggesting a relationship with the other arts and a connection with artistic movements such as Impressionism, it was seen how Pardais deals critically with its social and political context and reinforces the valorization of minor aspects of daily life, a recurrent theme in the work of the poet.
Keywords: Adília Lopes; Pardais; portuguese poetry; hupomnêmata; self writing.


Palavras-chave


Adília Lopes; Pardais; poesia portuguesa; hupomnêmata; escrita de si; portuguese poetry; hupomnêmata; self writing.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.43.69.161-171

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