As lutuosas vogais de Alphonsus de Guimaraens

Ângela Maria Salgueiro Marques

Resumo


Este ensaio toma como ponto de partida os textos em que Carlos Drummond de Andrade manifesta suas impressões de leitura sobre a obra de Alphonsus de Guimaraens. A partir da análise de poema intitulado “Salmos da noite” (GUIMARAENS, Alphonsus de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1960. p.548-9) passa-se à discussão da representação da mulher na obra poética de Guimaraens. Ao contrário do que se especializou em afirmar certa tradição crítica, a poesia de Guimaraens recorre em diferentes momentos a um certo erotismo demoníaco que se vale da figura feminina como símbolo de transgressão e libertação. As diferentes mulheres resgatadas da tradição mítica ou literária e insistentemente acionadas nesta poética terão sua relevância assinalada a propósito de diferentes momentos da produção do escritor.

This paper begins evoking Carlos Drummond de Andrade´s texts about Alphonsus de Guimaraens works. What follows is a reading of the poem “Salmos da noite” that opens a discussion about women representation in this poet. In contradiction with certain readers, it is assumed the presence in Guimaraens’ poems of erotic demoniacal women taken as symbols of liberty and transgression. Different feminine figures from literary or mythical tradiction have been recreated by Guimaraens all along his carrer and some of their significative roles are discussed here.


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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.22.31.297-306

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Direitos autorais 2002 Ângela Maria Salgueiro Marques

Revista do Centro de Estudos Portugueses
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