Como se fosse brincadeira de roda

Francisca Nóbrega

Abstract


Resumo: Procuramos dar conta de um sentido de infância, bem como colocar a relevância da leitura de obras de Literatura Infantil pelo adulto, como forma de resgatar ou recuperar a própria linguagem. Este texto se elabora em três segmentos, investidos numa proposta semiológico-hermenêutica.

Résumé: Dans ce texte nous essayons, d'une part de construire un sens de l'enfance et d'autre part de montrer l'importance de la lecture, par des adultes, des oeuvres de la littérature enfantine, comme une forme de récupérer leur langage. Ce texte est composé de trois parties, organisées dans une perspective sémiologique-herméneutique.


References


BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1980.

BARTHES, Roland. O grau zero da escritura. São Paulo: Cultrix, 1971.

BUZZI, Archangelo. Introdução ao pensar. Petrópolis: Vozes, 1973.

CARVALHO, Ronald de. O espelho de Ariel e poema escolhidos. Rio de Janeiro: Nova Aguilar; Brasília: INL/MEC, 1976.

FARIA, Ernesto de. Vocabulário latino-português. Rio de Janeiro: Briguiet, 1943.

LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: José 01ympio, 1975.

LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964.

MACHADO, Ana Maria. Bem do seu tamanho. Rio de Janeiro: EBAL, 1980.

MORA, José Ferrater. Diccionario de Filosofia. Madrid: Alianza, 1981.

RICOEUR, Paul. A interpretação. Rio de Janeiro: Imago, 1978.

ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro, José Olympio, 1969.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.9.18-20.9-23

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.