Viagem do olho, a olho nu
Abstract
Resumo: O olhar - câmera na construção o desconstrução da imagem
cinematográfica e literária. Identificação e primeiro plano como
dispositivos ideológicos. Ruptura das formas do mesmo e o novo
olhar crítico a partir da produção do texto fílmico e literário e sua leitura.
Résumé: Le regard - caméra dans la construction dé-construction de l'image cinématographique et littéraire. Identification et premier plan comme dispositifs idéologiques. Rupture des formes du méme et le nouveau regard critique à partir de la production du texte filmique et littéraire et de sa lecture.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BARTHES, R. L'obvie et l'obtus. Paris: Seuil, 1982.
BAUDRILLARD, J. De la seducción. Madrid: Ediciones Cátedra, 1981.
BAZIN, A. À margem de O erotismo no cinema. In: XAVIER, I. (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
BLANCHOT, M. L'espace littéraire. Paris: Gallimard, 1955.
BRAKHAGE, S. Metáforas da visão. In: XAVIER, I. (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dictionnarire des symboles. Paris: Seghers, 1969. v. III.
DELEUZE, G. L'image-mouvement. Paris: Minuit, 1983.
FELLINI. Fellini por Fellini. Porto Alegre: LPM, 1983.
LEJEFORS, A. Bergman visto de perto. Fanny e Alexander. Rio de Janeiro: Gaumont Belas Artes, dez. 1983. Folheto.
PORTELLA, E. Sentido(s) da modernidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 76, p. 118-127, jan.-mar. 1984.
SENRA, S. Abstração líquida. Folha de São Paulo, 13 maio 1984. Folhetim, v. 382.
VERTOV, D. Nascimento do cine-olho. In: XAVIER, I. (Org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.9.18-20.169-186
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.