O papel do influenciador nas histórias de Astérix

Ida Lúcia Machado

Abstract


RESUMO: Este artigo toma como base de análise um documento paraliterário: a história em quadrinhos. Foram escolhidas cenas de Astérix, produção francesa, em sua versão original. Embora uma primeira leitura possa levar a pensar que Astérix é tão somente representativo na França, deve-se notar que o universo ficcional destes quadrinhos transpõe os limites do "Hexágono" pois apresenta personagens e situações que podem ser detectadas em diferentes imaginários culturais. Para melhor provar o fato é feita uma análise centrada no FAZER PERSUASIVO, dado constante e mesmo básico na narrativa de Astérix.

RÉSUMÉ: Cet article prend comme document d'analyse la bande dessinée, genre paralittéraire. On a choisi quelques scènes d'Astérix, dans sa version originelle. Bien qu'une première lecture puisse mener le lecteur à y voir des personnages typiquement français, il faut noter que l'univers fictionnel de cette bande dessinée dépasse les frontières de l'Héxagone puisqu'il présente des personnages et des situations qu'on peut retrouver dans de différents imaginaires culturels. Pour mieux 1'expliciter on a conçu une analyse centrée sur le FAIRE PERSUASIF, composante de base dans ce type de narrative.


References


BREMOND, Claude. Le rôle de l'influenceur. Communications, Paris, Seuil, n. 16, 1970.

ECO, Umberto. Le mythe de superman. Communications, Paris, Seuil, n. 24, 1976.

GOSCINNY, René; UDERZO, André. Astérix et Cléopâtre. Paris: Dargaud, 1968.

GOSCINNY, René; UDERZO, André. La zizanie. Paris: Dargaut, 1970.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.14.28-30.27-40

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.