Escrita e poder: configurações do escritor no romance latino-americano

Ivete Lara Camargos Walty

Abstract


RESUMO: Este trabalho tem por objetivo investigar as diversas faces do escritor latino-americano através de suas representações no romance, seja como autor fictício, personagem ou narrador/escritor, mas sempre enquanto estratégias do autor implícito. Na medida em que o escritor se presentifica na obra, fundindo-se ao narrador ou a uma personagem, pode-se verificar seu papel na narrativa e na trama, e, consequentemente, na vida sociocultural de seu país. O escritor é elemento essencial do jogo textual e social, pois é através da linguagem que exerce seu poder, reagindo a poderes outros. Faz-se, pois, relevante estudar esse processo em algumas obras da literatura latino-americana, tais como Os passos perdidos, de Carpentier; A guerra do fim de mundo, de Vargas Llosa e Texaco, de Patrick Chamoiseau, além de Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos e Em liberdade, de Silviano Santiago. Essas obras, de diferentes momentos históricos, possibilitam-nos analisar o papel da literatura no jogo de poderes políticos que atravessa a história.

RÉSUMÉ: Cet article a le but d'examiner les différents visages de l'écrivain latino-américain, à travers les représentations de celui-ci dans le roman, soit en tant qu'auteur fictif, soit en tant que personnage ou narrateur/écrivain, représentations considérées comme autant de stratégies de l'auteur-implicite. Au fur et à mesure que l'écrivain s'insère dans l'oeuvre et se confond avec une narrateur ou avec un personnage, l'analyse de son rôle dans la narrative et dans l'intrigue devient possible; cela favorise également l'étude du rôle qu'il accomplit dans la vie socioculturelle de son pays. L'écrivain est l'élément fondamental du jeu textuel et social: c'est par son langage qu'il demontre son pouvoir, en l'opposant à d'autres pouvoirs. Nous étudierons donc ce procede à partir de quelques oeuvres de la littérature latino-américaine, telles que: Os passos perdidos, de Carpentier, A guerra do fim do mundo, de Vargas Llosa et Texaco, de Patrick Chamoiseau, aussi bien que Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos et Em liberdade, de Silviano Santiago. Ces oeuvres, centrées sur de différents moments the l'histoire, nous permettent l'analyser le rôle de la littérature vis à vis le jeu des pouvoirs politiques.


References


CARPENTIER, Alejo. Os passos perdidos. Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1985.

CUNHA, Euclides. Os sertões. Rio de Janeiro: Tecnoprint, [s.d.].

DERRIDA, Jacques. Este perigoso suplemento. In: ______. Gramatologia. Trad. Miriam Schnaiderman e Renato Janini Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.

FOUCAULT, Michel. Qu'est-ce qu'un auteur? Bulletin de la Socielé Française de Philosophie, 63e année, n. 3, p. 73-95, juil-sept. 1969.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

LLOSA, Mario Vargas. A guerra do fim do mundo. Trad. Remy Gorga Filho. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. Rio de Janeiro: Record, 1987. 2 v.

SANTIAGO, Silviano. Apesar de dependente, universal. In: ______. Vale quanto pesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: ______. Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1978.

SANTIAGO, Silviano. Prosa literária atual no Brasil. In: ______. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SANTIAGO, Silviano. Prosa literária atual no Brasil. Revista do Brasil, Rio de Janeiro, n. 1, p. 46-53, 1984.

SÜSSEKIND, Flora. O Brasil não é longe daqui. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

WALTY, Ivete Lara Camargos. Cópia ou ruptura: um movimento pendular. Ensaios de semiótica, Belo Horizonte, FALE/UFMG, n. 26, p. 107-119, 1993




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.14.28-30.41-60

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.