Boquinhas pintadas, um tango de papel

Ângela Senra

Abstract


Resumo: O tango, em sua origem a única forma de expressão dasclasses sociais marginalizadas na Argentina, transformou-se, por motivos poético-ideológicos, numa frágil e grande metáfora do sofrimento humano. Em Boquinhas Pintadas, Manuel Puig busca o tempo do tango tradicional, em ritmo de uma Buenos Aires contraditória, querendo-se progressista, mas sem conseguir camuflar a miséria de seus cortiços.

References


PUIG, Manuel. Boquinhas Pintadas. Folhetim. Tradução de Joel Silveira. Rio de Janeiro: Sabiá, 1970.

DEL PRIORE, Oscar. Soy hijo de Buenos Aires, por apodo El Porteñilo. Cuadernos de Crisis, Buenos Aires, v. 13, p. 6-7, 1975. (El Tango: de Villoldo a Piazzola).

ANDRADE, Vera Lúcia. O trágico em “Boquinhas Pintadas”: sentido e função do destino. Revista Literária do Corpo Discente da UFMG, v. 11, ano 11, p. 123-146, nov. 1976.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.2.2.32-38

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Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

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