Análise e crítica literárias nas escolas

Haydée Ribeiro Coelho

Abstract


Resumo: A abordagem do tema proposto será feita a partir da publicação de dois romances para estudo: Memórias de um Sargento de Milícias e A Moreninha. Nestes dois romances, respectivamente, Samira Nahid de Mesquita e Affonso Romano de Sant'Anna fazem um comentário crítico e analítico que segue paralelamente ao texto literário. Suas observações dirigem-se aos alunos de diferentes níveis de ensino: 1o e 2o graus, graduação e pós-graduação.

References


ALMEIDA, Manuel Antonio de. Memórias de um sargento de milícias. Notas e orientação didática por Samira Nahid de Mesquita. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

COELHO, Eduardo Prado. Introdução a um pensamento cruel estruturas, estruturalidade e estruturalismos. In: FOUCAULT, M. et alii. Estrutralismo. Antologia de textos teóricos. São Paulo: Martins Fontes, 1965.

DERRIDA, J. et alii. La pharmacie de Platon. Tel quel Paris, v. 32, 1968.

LIMA, Luiz Costa. A estilística e seus dilemas. In: ______. Estruturalismo e teoria da literatura. Introdução à problemática estética e sistêmica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1973.

MACEDO, Joaquim Manuel de. A Moreninha. Notas e orientação didática por Affonso Romano de Sant’anna. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

MOISÉS, Leyla Perrone. Texto, crítico, escritura. São Paulo: Ática, 1978.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Análise estrutural de romances brasileiros. Petrópolis: Vozes, 1973.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.2.2.56-70

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.