Análise contrastiva e análise de erros - um estudo comparativo

Maria Cristina Magro

Abstract


Resumo: Se se pode falar numa comparação entre Análise Contrastiva e Análise de Erros, apesar de serem dois tipos de estudo inteiramente distintos em suas metodologias e pressupostos teóricos, é porque ambos visam o mesmo objetivo final: o aprimoramento do Ensino de Línguas Estrangeiras. É neste objetivo prático, pedagógico, que se concentra toda semelhança que possamos vir a destacar entre estes dois ramos de Lingüística Aplicada. Além da contribuição prática, ambos podem oferecer excelentes 'insights' sobre aspectos téoricos do processo da aquisição da linguagem e do conhecimento lingüístico em geral, mas não se justificam plenamente apenas por esta fração de seus resultados.

References


BUTEAU, Magdelhayne F. Students' errors and the learning of French as a second language - a pilot study," IRAL, v. VIII, n. 2, p. 133-45, 1970.

CORDER, Pit. The significance of learner's errors. IRAL, n. 4, 1967.

DEBYSER, Francis. La linguistique contrastive et les interférences. Langue Française, p. 31-61. 1970.

DUSKOVA, Libuse. On sources of errors in foreign language learning. IRAL, v. VII, n. 1, p. 11•36, 1969.

FRIES, Charles C. Teaching and learning English as a foreign language. Ann Arbor: Univ. of Michigan, 1945.

GRADMAN, Harry L. The limitations of contrastive analysis predictions. PCCLLU Papers, Honolulu, v. III, n. 4, p. 11-16, 1971.

LADO, Robert. Introdução à lingüística aplicada. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1971 [orig. ing. 1957].

MACKEY, W. F. Language teaching analysis. London: Longmans, 1965.

MAGRO, Maria Cristina; GONÇALVES, Ana M. Z. Os exercícios estruturais no aprendizado de línguas estrangeiras. Letras de Hoje. Porto Alegre, PUC/RS, v. 30, p. 25-37, 1977.

MARTON, Waldemar. The pedagogica implications of contrastive studies. Studia Anglica Poznaniensia, Poznan, v. IV, n. 2, p. 115•26, 1972.

NEWMARK, Leonard; REIBEL, D. A. Necessity and Sufficiency in Language Leerning. IRAL, v. VI, p. 145-64, 1968.

POLlTZER, R. L.; RAMIREZ, A. G. On error analysis of the spoken English of Mexican American pupils in a bilingual school and a monolingual school. Language Learning, v. 23, n. 1, p. 39-61, 1973.

STENDAH L, Christina. A report on Work in Error Ana/ysis and related areas. In: SVARTVICK, Jan (Ed.). Errata: Papers in error analysis. Lund/Sweeden: Gleerup, 1972.

STOCKWELL, R.; BOWEN, J.; MARTIN. Appendix:Pedagogy. In: STOCKWELL et al. (Ed.). The grammatical structures of English and Spanish. Chicago: Chicago Univ., 1965.

SVARTVICK, Jan (Ed.). Errata: Papers in error analysis. Lund/Sweeden: Gleerup, 1972.

SVARTVICK, Jan. Introduction. In: SVARTVICK, Jan (Ed.). Errata: Papers in error analysis. Lund/Sweeden: Gleerup, 1972

WARDHAUGH, Ronald. The contrastive analysis hypothesis. In: TESOL MEETINGS, 1970. San Francisco, March 19, 1970




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.2.3.124-133

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.