Discurso planejado e discurso não-planejado: análise contrastiva de alguns aspectos do português oral
Abstract
Resumo: Este trabalho consiste na análise de alguns aspectos da língua oral, através de discursos produzidos por professores de curso de Letras em duas situações: a de comversa espontânea e a de sala de aula. A análise procurou verificar, primeiro, se é possivel estabelecer para os dois tipos de discurso examinados em português as ditocomias planejado/não-planejado, formal/informal, (1979) e vários outros autores; em segundo lugar, se o português oral do Brasil revela as características de discurso não-planejado apontadas por vários autores. Para tanto, foram examinados os seguintes aspectos: coordenação e subordinação (incluindo tipos de orações subordinadas, relações semânticas entre proposições), mecanismos de coesão textual, elementos de transição, mecanismos de repetição e de substituição de itens lexicais (REPAIRS), mecanismos de distanciamento (detachment) tais como construção passiva e indeterminação de agente. Procurei mostrar que os discursos examinados apresentam uma mesclagem de características de ambos os polos, e que a diferença entre eles deverá ser estabelecida em termos de gradação.
Abstract: In this paper I take as my field of analysis the oral language, as I analyze discourses produced by professors of the Department of letters of a Brazilian University. I developed a comparative analysis between the classroom language used by the leacher in his/her lectures and the language used by him/her in ordinary conversation, aiming at: a) verifying whether there is an opposition in terms of dichotomies such as formal/informal, or planned/unplanned, on basis of the characteristics listed by Ochs (1979) and Givón (1979), and by others scholars; b) verifying whether oral Brazilian Portuguese presents the characteristics of unplanned discourse pointed out by the authours chosen for discussion. In this analysis I examined the following aspects: coordination and subordination (including types of subordinate clauses, semantic relations between the propositions), textual cohesion devices, transitional elements, mechanisms of repetition and substitution of lexical items (REPAIRS), the (detachment) mechanisms (such as passive construction and agent indeterminacy). I aimed to point that the discourses examined presented a mixture of characteristics from both poles (planned/unplanned or formal/informal), and that the differences between them should be taken for establishing a gradation among various styles of speech.
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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.6.11.118-133
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Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)
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