A forma dramática, em sentido restrito e talvez um pouco artificial, evidencia como sua base estruturante o diálogo instalado por personagens e, em larga medida, sem a intervenção de narradores. Nessa breve definição, é possível identificar ainda outras características vastamente relacionadas ao gênero teatral, tais como a sucessão linear e ininterrupta de acontecimentos no presente, as sequências organizadas por um encadeamento rigoroso dos fatos, a exposição de conflitos – de desejos contrários – entre as figuras dramáticas. Contudo, por vezes e de diferentes modos, as configurações montadas nas dramaturgias selecionam também elementos comumente associados ao lírico e ao épico, seja na voz dominante de um eu, seja na preferência pelos relatos sobre o pretérito, seja nas várias alternativas estruturantes caras às narrativas e aos poemas. Assim, observam-se com frequência certas expansões e alargamentos da forma dramática, desde o teatro grego e as criações de Ésquilo, Eurípides e Sófocles, passando pelo teatro elisabetano e as criações de William Shakespeare, chegando ao teatro político e as criações de Bertolt Brecht – limitando aqui a lista a somente esses nomes, porém reconhecendo a multiplicidade de dramaturgos e dramaturgas que ao longo dos séculos transgrediram, cada um a seu modo, a forma dramática.
Sumário
|
1-5
|
Alice Carvalho Diniz Leite, Bruna Stéphane Oliveira Mendes da Silva, Camila Carvalho, Clarissa Xavier, Harion Custódio, João Pedro de Carvalho, Lorena do Rosário Silva, Tiago de Melo Cordeiro
|
6-17
|
Dossiê
Elen de Medeiros
|
18-29
|
Felipe Vieira Valentim
|
30-53
|
Gustavo Takashi Moraes Assano
|
54-77
|
Adriana Falqueto Lemos, Emerson José Simões da Silva
|
78-90
|
Luciana C. B. Ferreira
|
91-113
|
Luiz Paixão Lima Borges
|
114-137
|
Rainério dos Santos Lima
|
138-158
|
Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias
Isabel Rebelo Roque
|
159-177
|
Tatiana Barbosa Cavalari
|
178-193
|
Rayane Silva Guedes, Daniela Oliveira Ramos dos Passos
|
194-212
|
Cleber Ranieri Ribas de Almeida
|
213-252
|
Em Tese
Alisson Felipe Tiago, Mikaela Gabriele Elias da Costa
|
253-267
|
Filipe de Freitas Gonçalves
|
268-290
|
Elis Regina Fernandes Alves
|
291-311
|
Cristina Arena Forli
|
312-331
|
Entrevistas
Alice Carvalho Diniz Leite, Íris Fernanda Ladislau Rosa
|
332-347
|
Poéticas
Cida Falabella
|
349-351
|
Francisca Luciana Sousa da Silva
|
352-359
|
Jonas Samudio
|
360-369
|
Jonas Samudio, C. Rafael Pinto
|
370-372
|
Karla Neves, Rossandra Cabreira, Júnia Pereira
|
373-379
|
Silvia Gomez
|
380-388
|