A “calma” em dois momentos de cinema: aristotélico, “Bombita”, 4º episódio de Relatos salvajes de D. Szifrón; e não ou para-aristotélico, Céu sobre água de J. Agrippino de Paula

Teodoro Rennó Assunção

Resumo


Resumo: Este artigo comenta brevemente o quarto episódio, “Bombita”, do filme Relatos salvajes de Damián Szifrón (2014), e o curta-metragem Céu sobre água de José Agrippino de Paula (1978), como exemplos possíveis tanto da “calma” (praótes) tal como definida – em contraste com a “cólera” (orgé) – por Aristóteles no livro II da Retórica (“Bombita”, do filme Relatos salvajes de D. Szifrón), quanto da “calma”, pensada positivamente e não mais apenas negativamente (Céu sobre água de J. Agrippino de Paula), segundo um modelo bem diferente, portanto, daquele de Aristóteles para esta “emoção” no livro II da Retórica.

Palavras-chave:“calma”; Aristóteles; Retórica; “Bombita”; Céu sobre água.

Abstract: This article briefly comments on the fourth episode, “Bombita”, of Damián Szifrón’s film Relatos salvajes (2014), and on José Agrippino de Paula’s short film Céu sobre água (1978), as possible examples not only of “calm”(praótes) as defined – in opposition to “anger” (orgé) – by Aristotle in the Book II of Rhetoric (“Bombita”, of Damián Szifrón’s film Relatos salvajes), but also of “calm”, conceived in a positive way and no more only negatively (Céu sobre água de J. Agrippino de Paula), according to a model very different, therefore, from that one of Aristotle for this “emotion” in the Book II of Rhetoric.

Keywords: “calm”; Aristotle; Rhetoric; “Bombita”; Céu sobre água.


Palavras-chave


“calma”; Aristóteles; Retórica; “Bombita”; Céu sobre água

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.11.2.121-139

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