Plautinismos e Suassunismos em O santo e a porca

Isabella Tardin Cardoso, Sônia Aparecida dos Santos

Resumo


Resumo: O presente artigo tem como objetivo ler a comédia de Suassuna por meio de um olhar de plautinistas. A intenção aqui não será apontar todos os pontos em comum entre O santo e a porca e seu modelo plautino, a Aululária, mas sim discutir alguns dos mais importantes deles, na medida em que nos auxiliem em duas questões. De um lado, pretende-se evidenciar alguns efeitos dramáticos específicos, resultantes da mescla de motivos brasileiros com os da comédia romana. De outro lado, levando em conta o fato de que também Plauto imitava comédias gregas (adaptando-as, dentro do gênero da fabula palliata, ao público romano coevo), o objetivo central do artigo é observar até que ponto algumas características do texto e da performance atribuídas pela crítica moderna ao dramaturgo romano também se apresentam na peça brasileira, e, em caso positivo, com que efeito. Ao demonstrar que Suassuna emula também o modus imitandi de Plauto, nossa expectativa é de que esta investigação da intertextualidade entre as obras, considerando o modo como Suassuna sublinha ou mascara sua inspiração plautina, possa contribuir para lançar luzes sobre sua própria poética “nordestina”, que envolve a questão do engano cômico e sua relação com a ilusão dramática.

Palavras-chave: Plauto; Aululária; Ariano Suassuna; O santo e a porca; ilusão dramática.

Abstract: This paper seeks to read Suassuna’s comedy through a Plautine lens. Our intention is not to point out all the commonalities between O santo e a porca and its Plautine model, the Aulularia, but to discuss some of the most important ones, which shall help us address two particular questions. On the one hand, the authors would like to call attention to particular dramatic effects resulting from the blending of Brazilian and Roman motifs. On the other hand, our goal is to explore whether certain textual and performative features that contemporary scholarship on the Roman playwright has pointed out are also present in the Brazilian play and if so, to what effect. Through demonstrating that Suassuna emulates the Plautine modus imitandi itself, our hope is that this intertextual investigation, which takes into account how Suassuna underlines or masks his Plautine inspiration, can cast light on his own “Northeastern” poetics, which involves aspects such as comedic deceive and playing with the dramatic illusion.

Keywords: Plautus; Aulularia; Ariano Suassuna; The saint and the sow; dramatic illusion.

Palavras-chave


Plauto; Aululária; Ariano Suassuna; O santo e a porca; ilusão dramática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.12.2.159-177

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