Propércio e as artes visuais / Propertius and the Visual Arts

Paulo Martins, Mariana Marchini Rodrigues

Resumo


Resumo: Nas elegias de Propércio é possível notar uma alusão recorrente ao universo das artes visuais que se manifesta de forma diversa, ora através da descrição de monumentos artísticos, como na elegia 2.31, ora através da citação de pintores, como na elegia 3.9, ou, ainda, a partir das inúmeras descrições dos personagens, Cíntia e Propércio, que mostraram possuir forte influência temática de pinturas e esculturas na sua composição, como na 1.3. Valendo-se de tal alusão, o presente artigo visa a compreender qual seria o conceito de arte visual que estaria presente nas elegias de Propércio, a partir da seleção e análise das elegias em que este tema estava em mais larga medida presente. Ainda, conforme mostraremos, as referências articuladas pelo elegíaco, para além de auxiliarem na compreensão quanto à concepção de Propércio acerca das artes visuais, o que confere mais uma perspectiva do conceito de arte circulante na Antiguidade Clássica, exercem uma função primordialmente metapoética, de modo que Propércio acaba por revelar também a concepção artística acerca de sua própria poesia.

Palavras-chave: Propércio; artes visuais; elegia; Antiguidade Clássica; pintura; escultura.

Abstract: It is possible to notice a recurrent allusion to the universe of visual arts in Propertius’ elegies. These references have different ways of appearing through the elegiac poems: it can be through an accurate description of artistic monuments, as occurs in 2.31; it can be through the quotation of artists, as in 3.9; and, also, through the description of both characters, Cynthia and Propertius, that received a strong iconographic influence of paintings and sculptures in their construction, as we can observe in elegy 1.3. Considering these frequent allusions to visual arts, this article aims to comprehend the concept of both visual and poetic art that appears in Propertius’ works, through the selection and analysis of some of the elegies in which it was possible to observe a significant presence of these allusions. Therefore, in addition to the understanding of Propertius’ perception of visual arts, which give us a diverse and new perspective concerning the concept of art on Classical Antiquity, this article contributes to the study of Propertius own poetic program, since the concept of art expressed by him can also be observed in his own poems. Thus, it was possible to observe that visual arts play a metapoetic role in his poetry, revealing Propertius’ own poetic concerns.

Keywords: Propertius; visual arts, elegy; Classical Antiquity; painting; sculpture;


Palavras-chave


Propércio; elegia; artes visuais

Texto completo:

PDF

Referências


ALLEN, A. W. Sincerity and the Roman Elegists. Classical Philology, v. 45, n. 3, p. 145-60, 1950. DOI: https://doi.org/10.1086/363303.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. 3. ed. São Paulo: Ars Poética. 1993.

ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO. A Poética Clássica. Tradução de Jaime Bruna. São Paulo: Editora Cultrix, 1981.

BOUCHER, J. P. Études sur Properce: Problèmes d’inspiration et d’art. Paris: E. de Boccard, 1965.

CICERO. Brutus. Orator. Translated by H. M. Hubbell. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1997. (Loeb).

CICERO. On Invention. The Best Kind of Orator. Topics. Translated by H. M. Hubbell. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1949. (Loeb). DOI: https://doi.org/10.4159/DLCL.marcus_tullius_cicero-de_inventione.1949.

CURRAN, L. Vision and Reality in Propertius 1.3. Yale Classical Studies, n. 19, p. 187-206, 1966.

DUARTE, A. Cena e cenografia no Íon de Eurípedes. Letras Clássicas, v. 18, n. 1, p. 35-50, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v18i1p35-50.

MARTINS, P. Augusto como Mercúrio enfim. Revista de História, São Paulo, v. 176, p. 1-43, 2017b. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2017.116333.

MARTINS, P. Constructing Cicero. Nuntius Antiquus, v. 9, n. 2, p. 221-37, 2013a. DOI: https://doi.org/10.17851/1983-3636.9.2.221-237.

MARTINS, P. Elegia Romana: Construção e Efeito. São Paulo: Humanitas, 2009.

MARTINS, P. Espelhamento Metapoético: Propércio 1.2 e 2.1. Revista Organon, Porto Alegre, v. 31, p. 205-227, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.61336.

MARTINS, P. Imagem e poder: considerações sobre a representação de Otávio Augusto. São Paulo: EDUSP, 2011.

MARTINS, P. Odisseia 7.79-135: ‘uma écfrase’. Letras Clássicas, v.18, n. 1, p. 19-34, 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v18i1p19-34.

MARTINS, P. Pictura Loquens, Poesis Tacens. 2013. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013b.

MARTINS, P. Polignoto, Pauson, Dionísio e Zêuxis – Uma leitura da Pintura Grega Clássica. PhaoS, v. 8, p. 75-98, 2008.

MARTINS, P. Uma visão periegemática sobre a écfrase. Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 29, n. 2, p. 163-204, 2017a. DOI: https://doi.org/10.24277/classica.v29i2.425.

MCNALLY, S. Ariadne and Others: Images of Sleep in Greek and Early Roman Art. Classical Antiquity, v. 4, n. 2, p. 152-92, 1985. DOI: https://doi.org/10.2307/25010832.

OLIVA NETO, J. A. Dos Gêneros da Poesia Antiga e Sua Tradução em Português. 2013. Tese (Livre Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

PANOFSKY, E. Idea: a evolução no conceito de belo. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

PLINIO. Naturalis Historia, Volume IX: Books 33-35. Translated by H. Rackham. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1952.

POLLITT, J. The Impact of Greek Art on Rome. Transactions of the American Philological Association, v. 108, p. 155-74, 1978. DOI: https://doi.org/10.2307/284245.

PROPÉRCIO. Elegias de Sexto Propércio. Organização e tradução de Guilherme Gontijo Flores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

RICHARDSON, JR., L. Propertius Elegies I-IV. Edited, with introduction and commentary by L. Richardson, Jr. Norman. Oklahoma: University of Oklahoma Press and American Philological Association, 2006.

VALLADARES, H. The Lover as a Model Viewer. In: GREENE, E.; ANCONA, R. (ed). Gendered dynamics in Latin Love Poetry. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2005.

VELOSO, W. Aristóteles Mimético. São Paulo: Discurso, 2004.

WIKE, M. The Roman Mistress: Ancient and Modern Representations. New York: Oxford University Press, 2002.

WILLIAMS, M.F. Propertius on Art (Prop. III, 9,9-16; II, 3, 41-44; II, 6, 27-34; II, 12, 1-12; II, 31: Epigram, Aristotle, and the New Posidippus). In: DEROUX, C. (ed). Studies in Latin Literature and Roman History XIII. Bruxelles: Édittion Latomus, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.15.1.211-248

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Paulo Martins, Mariana Marchini Rodrigues

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Nuntius Antiquus
ISSN 2179-7064 (impressa) / ISSN 1983-3636 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.