Adamantios Coray et ses corrections inédites sur Lucien: le ms. Chios 490, p. 455-576
Resumo
Resumo: No presente artigo, apresentam-se 254 das quase 1200 correções de Adamantios Coray sobre o texto de Luciano, as quais, contudo, continuam inéditas e escritas à mão em três lugares diferentes: nos manuscritos 379 e 490 de Quios e às margens da editio Bipontina, que o mesmo Coary consultava. Escolhemos as correções que não foram propostas por nenhum filólogo até o presente momento. Muitas delas iluminam algumas passagens obscuras e incompreensíveis do corpus luciânico, e põem em evidência os profundos conhecimentos da língua e da literatura gregas por Coray, assim como sua surpreendente intuição linguística.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDÒ, V. Luciano: Il lutto. Palermo: Palumbo, 1984.
BAZOU, A. Adamantios Coray et ses corrections inédites sur Galien. In: BOUDON MILLOT, V.; GARZYA, A.; JOUANNA, J.; ROSELLI, A. (org.). Ecdotica e ricezione dei testi medici greci: Atti del V Convegno internazionale - Napoli, 1- 2 ottobre 2004. Naples: M. D’Auria, 2006, p. 465-480.
BOMPAIRE, J. Lucien Œuvres. Vols. I-III. Paris: Les Belles Lettres, 1993-2003.
CASEVITZ, M. La création verbale chez Lucien: le “Lexiphanes”, Lexiphane et Lucien. In: BILLAULT, A. (org.). Lucien de Samosate: Actes du Colloque international de Lyon organisé au Centre d’études romaines et gallo-romaines, le 30 septembre - 1er octobre 1993. Paris: De Boccard, 1994, p. 77-86.
COENEN, J. Lukian Zeus Tragodos: Überlieferungsgeschichte, Text und Kommentar. Beiträge zur klassischen Philologie, 88. Meisenheim am Glan: Hain, 1977.
GARCÍA SOLER, M. J. El arte de comer en la antigua Grecia. Madrid: Bibliteca Nueva, 2001.
HENDERSON, J. The maculate muse: obscene language in Attic comedy. New York: Oxford University Press, 1991.
HOPKINSON, N. Lucian: a selection. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
JUFRESA, M.; MESTRE, F.; GÓMEZ, P. Luciano Obras III. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2000.
KAMBITSIS, J. L’Antiope d’Euripide. Athènes: E. Hourzamanis, 1972.
KARAVAS, O. Lucien et la tragédie. Untersuchungen zur antiken Literatur und Geschichte, 76. Berlin/ New York: W. de Gruyter, 2005.
KARAVAS, O. Luciano, los cristianos y Jesucristo. In: MESTRE, F.; GÓMEZ, P. (org.). Lucian of Samosata, Greek writer and Roman citizen. Barcelone: Publicacions i Edicions de la Universitat de Barcelona, 2010, p. 115-120.
LIGHTFOOT, J. L. Lucian: “On the Syrian goddess”. Oxford: Oxford University Press, 2003.
MACLEOD, M. D. Lucian. v. VIII. London/ New York: Harvard University Press, 1967.
MACLEOD, M. D. Luciani Opera. Vols. I-IV. Oxford: Oxford University Press, 1972-1987.
MESTRE, F.; GÓMEZ, P. Luciano Obras IV. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2007.
NESSELRATH, H. G., c.r. de MACLEOD, M. D. Luciani Opera. Vols. I-III. Oxford: Oxford University Press, 1972-1980 (Gnomon, Munich/ Berlin, v. 56, p. 577-609, 1984).
NESSELRATH, H. G. Lukians Parasitendialog: Untersuchungen und Kommentar. Untersuchungen zur antiken Literatur und Geschichte 22. Berlin/ New York: W. de Gruyter, 1985.
NESSELRATH, c.r. de MACLEOD, M. D. Luciani Opera. v. IV. Oxford: Oxford University Press, 1987 (Gnomon, Munich/ Berlin, v. 62, p. 498-511, 1990).
RUSSO, G. Su una “crux” in Luciano, “Pseudologista” 16. Annali della Facoltà di lettere e filosofia dell’Università degli studi di Bari. Bari, v. 42, p. 47-52, 1999.
VON MÖLLENDORFF, P. Lukian Hermotimos oder Lohnt es sich, Philosophie zu studieren? Texte zur Forschung, 74. Darmstadt: Gunter Narr, 2000.
WEISSENBERGER, M. Literaturtheorie bei Lukian: Untersuchungen zum Dialog “Lexiphanes”. Beiträge zur Altertumskunde, 64. Stuttgart/ Leipzig: Teubner, 1996.
ZWEIMÜLLER, S. Lukian “Rhetorum praeceptor”: Einleitung, Text und Kommentar. Hypomnemata, 176. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3636.9.1.115-159
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 Orestes Karavas
Nuntius Antiquus
ISSN 2179-7064 (impressa) / ISSN 1983-3636 (eletrônica)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.