Apontamentos e reflexões sobre as relações entre teatro no Brasil e diversidade sexual

Alberto Ferreira da Rocha Junior

Resumo


Este artigo trata das complexas relações entre diversidade
sexual e teatro no Brasil. Alguns textos e espetáculos são tomados como
exemplos metonímicos das dificuldades de se pensar criticamente sobre
as referidas questões: O patinho torto, de Coelho Neto, espetáculos do
grupo Dzi Croquettes e de modo mais conciso são discutidas algumas
peças de Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Jô Bilac e Silvero Pereira. A
complexidade da discussão reside sobretudo na dificuldade de evitar a
tentativa de classificação de textos dentro da esfera LGBTQ, a confusão
entre gênero e orientação sexual, a padronização das personagens e da
estética queer.


Palavras-chave


teatro brasileiro; diversidade sexual; O patinho torto; Dzi Croquettes.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Gustavo Moreira. Crise do drama no asfalto brasileiro: a heteronormatividade posta em xeque em Nelson Rodrigues. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.

ALVIM, Thereza Cesário. Show. Teatro. Última Hora, Rio de Janeiro, 12 ago. 1964. UH Revista, p. 3.

ANÚNCIO. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 18 jul. 1964. Segundo Caderno, p. 12.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

AS SURPRESAS da vida. Gazeta de Notícias, 16 out. 1917, p. 1.

AZEVEDO, Artur (Elói, o herói). De Palanque. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 14 jan. 1886, p. 2.

BRAGA, Cláudia. Apresentação. In: COELHO NET O, Henrique Maximiano. Teatro de Coelho Neto. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. v. 1, p. 17-24.

CARNEIRO NETO, Dib. Salmo 91. São Paulo: Terceiro Nome, 2008.

CLAYTON, Susan. O hábito faz o marido? O exemplo de uma female husband, James Allen (1787-1829). In: SCHPUN, Mônica Raisa (Org.). Masculinidades. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. p. 151-174.

COELHO NETO, Henrique Maximiano. O patinho torto. In: COELHO NETO, Henrique Maximiano. Teatro de Coelho Neto. Rio de Janeiro: Funarte, 1998. v. 1, p. 329-384.

COSTA, Marta Morais da. Uma dramaturgia eclética. In: FARIA, João Roberto (Dir.). História do teatro brasileiro: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva; Edições Sesc, 2012. p. 335-358.

DZI Croquettes. Direção: Tatiana Issa e Raphael Alvarez. Imovision, 2009. 1 DVD (110 min.), son., color.

FAUSTO-STERLING, Anne. The Five Sexes: Why Male and Female Are Not Enough. The Sciences, New York, p. 20-25, Mar.-Apr. 1993.

FLAGRANTES de J.&J. e J. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 12 jul. 1964. Segundo Caderno, p. 1.

FREGOLI. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 24 jul. 1895, p. 2.

HELIODORA, Barbara. Bom mesmo. O Globo, Rio de Janeiro, 29 out. 2013. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2017.

HOMENAGEM a Coelho Neto: TNC. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, 22 jul. 1964, p. 6.

LAGUARDIA, Adelaine. Espectros da memória: ghostwriting em Trumpet, de Jackie Kay. In: ROCHA JUNIOR, Alberto Ferreira da (Alberto Tibaji). Narrativas (auto)biográficas: literatura, discurso e teatro. São João del-Rei: UFSJ, 2014. p. 209-220.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Organização de Jovita Maria Gerheim Noronha. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

LOBERT, Rosemary. A palavra mágica: a vida cotidiana dos Dzi Croquettes. Campinas: Editora Unicamp, 2010.

MAGALDI, Sábato. Amor ao teatro. São Paulo: Edições Sesc, 2014.

MAGALDI, Sábato. O país desmascarado. In: ANDRADE, Oswald. O rei da vela. São Paulo: Globo, 1995. p. 7-15.

MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. Rio de Janeiro: Global, 1997.

MELLO, Renato. Crítica: Conselho de classe. 2015. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2017.

MORANDO, Luiz. “Miloca que virou David”: intersexualidade em Belo Horizonte (1917-1939). Bagoas, Natal, n. 8, p. 147-169, 2012.

MORENO, Newton. A máscara alegre: contribuições da cena gay para o teatro brasileiro. Sala Preta, São Paulo, v. 2, p. 310-317, 2002. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v2i0p310-317

O EXCÊNTRICO Fregoli. A Notícia, Rio de Janeiro, 23-24 jul. 1895, p. 2.

PISCITELLI, Kyra. Conselho de classe: por que uma peça merece ser notícia depois que sai de cartaz? 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2017.

RIBEIRO, Susana. Conselho de classe. In: RIBEIRO, Susana. Conselho de classe. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014. p. 9-11.

ROCHA JUNIOR, Alberto Ferreira da (Alberto Tibaji). Araci: teatro brasileiro, estudos queer e (auto)biografia. Pitágoras 500: Revista de Estudos Teatrais, Campinas, v. 10, p. 55-68, 2016.

SOLOMON, Alisa; MINWALLA, Framji. Preface. In: SOLOMON, Alisa; MINWALLA, Framji (Ed.). The Queerest Art: Essays on Lesbian and Gay Theater. New York: New York University Press, 2002. p. ix-xii.

THE COCKETTES. Direção: David Weissman e Bill Weber. Strand Releasing, 2002. 1 DVD (100 min.), son., color.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso. São Paulo: Max Limonad, 1986.

WERNECK, Humberto. O desatino da rapaziada: jornalistas e escritores em Minas Gerais. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.26.2.277-300

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Alberto Ferreira da Rocha Junior

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.