Apropriações: a Cia. dos Atores na cena carioca contemporânea

Carolina Montebelo Barcelos

Resumo


Por meio do estudo crítico das peças Conselho de classeLaborAtorial e Como estou hoje, que compunham o projeto Ethos Carioca, da Cia. dos Atores, estreado em 2013, procurou-se discutir como seus membros e artistas convidados se valem de uma gama de referências artísticas e de experiências pessoais na concepção de suas peças. A partir de um breve exame sobre o conceito de “apropriação”, propôs-se o entendimento do trabalho criativo da Cia. dos Atores e de sua experimentação com elementos do real através de um processo de hibridização com as artes plásticas, cinema, vídeo e dança, além de diversos gêneros teatrais. Para esse fim, o exame das peças foi fundamentado com estudos teóricos levados a cabo por Jean-Pierre Ryngaert, Patrice Pavis, André Lepecki, Winnie Wong e Piotr Woycicki, assim como entrevistas realizadas com os membros da Cia. dos Atores no ano de 2016.


Palavras-chave


Cia. dos Atores; teatros do real; apropriação.

Texto completo:

PDF

Referências


AUGUSTO, César. Entrevista concedida a Carolina Montebelo Barcelos. Rio de Janeiro, jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2017.

COMO ESTOU HOJE. Criação: Cia. dos Atores. Direção: João Saldanha. Rio de Janeiro, nov. 2013.

CONSELHO DE CLASSE. Criação: Cia. dos Atores. Direção: Bel Garcia e Susana Ribeiro. Rio de Janeiro, nov. 2013.

DIAZ, Enrique; OLINTO, Marcelo; CORDEIRO, Fábio. Na companhia dos atores. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2006.

FERÁL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, v. 8, 2008. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2017.

FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada, 2011.

FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

KINDER, Marsha. All About the Brothers: Retroseriality in Almodóvar’s Cinema. In: EPPS, Brad; KAKOUDAKI, Despina (Ed.). All About Almodóvar: a Passion for Cinema. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009. p. 267-294. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2017.

LABORATORIAL. Criação: Cia. dos Atores. Direção: César Augusto e Simon Will. Rio de Janeiro, nov. 2013.

LEPECKI, André. Introduction: Dance as a Practice of Contemporaneity. In: LEPECKI, André (Ed.). Dance. London; Cambridge: Whitechapel Gallery; MIT Press, 2012. p. 14-23.

OLINTO, Marcelo. Entrevista concedida a Carolina Montebelo Barcelos. Rio de Janeiro, jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2017.

PAVIS, Patrice. Theatre of the Real. In: PAVIS, Patrice. The Routledge Dictionary of Performance and Contemporary Theatre. New York: Routledge, 2016. Kindle Edition.

PICON-VALLIN, Béatrice. Teatro híbrido, estilhaçado e múltiplo: um enfoque pedagógico. Entrevista concedida a Beatriz Veloso e Cícero Alberto de Andrade Oliveira. Sala Preta, São Paulo, v. 11, 2011.

Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2017.

RIBEIRO, Susana. Entrevista concedida a Carolina Montebelo Barcelos. Rio de Janeiro, jul. 2016. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2017.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WONG, Winnie. Appropriation. In: CHENG, Meiling; CODY, Gabrielle (Ed.). Reading Contemporary Performance. London; New York: Routledge, 2016. p. 57-59.

WOYCICKI, Piotr. Post-cinematic Theatre and Performance. New York: Palgrave Macmillan, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.26.1.103-124

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Carolina Montebelo Barcelos

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.