Literatura e dispersão na cena escrita

Ivete Lara Camargos Walty

Resumo


Leitura da cena de uma peça de teatro descrita pelo narrador, em Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, como exercício da liberdade possível dos prisioneiros, com o objetivo de analisá-la como metonímia da escrita desse livro e, de certa maneira, da própria obra do autor alagoano, tomada como jogo farsesco tanto da prisão, no momento da ditadura Vargas ou não, quanto da sociedade e suas relações de poder. A cena de teatro é vista, em seus aspectos éticos, políticos e estéticos, como a cena da escrita em sua dispersão, à luz de teóricos como Agamben e Rancière, associados ao conceito de carnaval de Frye e Kristeva.

 

 


Palavras-chave


escrita; teatro; dispersão; ética.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Tradução de Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernadini et al. 5 ed. São Paulo: Editora Unesp; Hucitec, 1993.

BENVENISTE, Émile. Da subjetividade da linguagem. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. 5. ed. Campinas: Pontes, 2005. p. 284-293.

COELHO, Willy Carvalho. O incomensurável comum: políticas da escrita em Graciliano Ramos. 2014. 224 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

FRYE, Northrop. Anatomia da crítica. Tradução de Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo: Cultrix, 1973.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução de Lúcia Helena França. São Paulo: Perspectiva, 1974.

MIRANDA, Wander Melo. Corpos escritos: Graciliano Ramos e Silviano Santiago. São Paulo: Edusp, 1992.

RAMOS, Graciliano. Angústia. 26. ed. Rio de Janeiro: Record, 1983.

RAMOS, Graciliano. Insônia. 24. ed. Rio de Janeiro: Record, 1994.

RAMOS, Graciliano. Memórias do cárcere. 23. ed. Rio de Janeiro: Record, 1987. 2 v.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O efeito da realidade e a política da ficção. Tradução de Carolina Santos. Novos Estudos, São Paulo, p. 75-90, mar. 2010.

RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

WALTY, Ivete L. C. Encenação e recursão no romance Angústia, de Graciliano Ramos. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 151-159, set.-dez. 2012.

WALTY, Ivete L. C. O discurso do avesso: uma leitura de Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos. São Paulo: USP, 1988. Inédito.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.26.1.125-140

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Ivete Lara Camargos Walty

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira
ISSN 0102-4809 (impressa) / ISSN  2358-9787 (eletrônica)

License

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.